Na sequência do apoio formalizado pela Conferência de Ministros do Desporto da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), em julho deste ano, o International Centre for Sport Security (Centro Internacional para a Segurança do Desporto) ICSS acaba de assinar um memorando de entendimento com o Governo de Cabo Verde.Como parte da ação de sensibilização levada a cabo pelo ICSS, junto dos governos de vários países, para a importância de salvaguardar o desporto, o acordo agora assinado com Cabo Verde abre um novo ciclo de diálogo e cooperação com vista ao reforço da integridade e segurança no desporto, bem como da promoção dos mais elevados padrões de formação, educação e proteção de jovens atletas naquele país e nos demais Estados-membros da CPLP.
O ICSS e a Direcção-Geral dos Desportos de Cabo Verde (DGD) irão trabalhar em conjunto no desenvolvimento do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), que irá beneficiar de programas globais do ICSS sobre boa governança e integridade desportiva e financeira, bem como de estratégia global a ser incrementada pelo Governo de Cabo Verde com vista à salvaguarda da integridade dos seus eventos desportivos e do desenvolvimento dos seus jovens atletas.
Neste contexto, ICSS e a DGD vão organizar, em conjunto, uma série de eventos, incluindo conferências, seminários e workshops, dedicados à proteção dos jovens atletas no desporto, enquadrada na Carta para o Desenvolvimento do Desporto Jovem, uma iniciativa pioneira do ICSS que visa a promoção e implementação em todo o mundo, das melhores práticas em termos de recrutamento, formação, educação e proteção de jovens atletas.
Falando sobre o acordo, Mohammed Hanzab, Presidente do ICSS, afirmou:
“Esta parceria com a Direcção-Geral dos Desportos de Cabo Verde (DGD) é um momento histórico para o ICSS. É a primeira vez que o ICSS formaliza uma relação de cooperação com um país africano para salvaguarda do desporto.
“No ICSS acreditamos que os governos devem assumir um papel liderante e estar na vanguarda da luta pela proteção do desporto. Temos que trabalhar em conjunto e desenvolver uma abordagem mais internacional para tratar de questões que afetam a segurança e integridade do desporto.
“Gostaria de agradecer a Cabo Verde por ser o primeiro país africano a estabelecer uma parceria com o ICSS. Estamos empenhados na construção de um futuro mais seguro para os jovens atletas e adeptos, em Cabo Verde e em todo o mundo.”
Gerson Sena de Melo, Diretor-Geral dos Desportos de Cabo Verde, afirmou:
“Esta parceria, que temos orgulho em estabelecer com o ICSS, vai nos permitir desenvolver uma agenda comum sobre boa governação do desporto e reforçar a nossa capacidade de proteger as futuras gerações de desportistas do nosso país. E isto só será possível através da implementação das melhores práticas e principais recomendações contidas na Carta do ICSS sobre Recrutamento, Formação, Educação e Proteção de Jovens Atletas.
“Com o apoio do ICSS, estaremos melhor equipados para lidar com muitos dos desafios que o desporto enfrenta no nosso país e para salvaguardar a sua ética e integridade financeira, e sermos capazes de promover políticas adequadas de desenvolvimento da juventude, envolvendo o Comité Olímpico, as federações desportivas, os clubes e, claro, os jovens.
“Este memorando de entendimento, assinado durante a cerimónia de abertura da nossa Conferência Nacional do Desporto, acontece num momento decisivo e representa um marco importante e ambicioso para Cabo Verde e para o nosso desporto.”
Emanuel Macedo de Medeiros, CEO do ICSS Europe, afirmou:
“O ICSS e o Governo de Cabo Verde estão fortemente empenhados em salvaguardar o desporto para uma nova geração de jovens atletas e adeptos. Uma missão da máxima importância que tenho orgulho de liderar em nome do ICSS.
“Como membro influente da CPLP, a ação da Senhora Ministra da Educação e do Desporto de Cabo Verde, bem como da DGD, revestem-se de uma importância primordial para a promoção da segurança e integridade do desporto no contexto da vasta comunidade de países de língua Portuguesa. Uma prioridade que reclama a introdução de medidas estruturantes e capazes de proteger os jovens atletas e adeptos, não só em Cabo Verde, mas em todo o espaço da CPLP e dos países lusófonos.”
“Face às muitas ameaças que ensombram a integridade desportiva e financeira do desporto, enquanto CEO do ICSS Europe estou empenhado em apoiar o trabalho do ICSS nesta área, em todo o mundo, e a envolver os principais países e parceiros em toda a Europa, América Latina e África.”
Cabo Verde e ICSS embarcam em nova jornada para salvaguarda do desporto
0
Partilhe