Bandeira Azul 2014: 298 praias e 17 portos de recreio e marinas

0

Em 2014, Portugal conta com 298 praias e com 17 portos de recreio e marinas galardoadas com a “Bandeira Azul”. Relativamente a 2013, registou-se uma subida de cerca de 8% nos galardões atribuídos às praias, passando de 276 para 298. No que diz respeito às marinas e portos de recreio, o aumento foi de 21%. Este aumento justifica-se, em parte, pela aposta das autarquias em tornar as praias mais atrativas, sabendo que os investimentos têm retorno, nomeadamente ao nível do Turismo, com o aumento de visitantes e consequente aumento das receitas.No que diz respeito à distribuição regional, na região Norte contabilizam-se 66 praias com bandeira azul, distribuídas por 11 concelhos, onde se incluem 3 praias fluviais.
Na região Centro, foram galardoadas 27 praias, distribuídas por 18 concelhos, onde se incluem 8 praias fluviais.
Na região de Lisboa e Tejo, foram contabilizadas 49 praias, das quais 5 são fluviais, distribuídas por 13 concelhos.
Na região Alentejo, temos 27 praias galardoadas, sendo 1 fluvial, distribuídas por 7 concelhos.
A região Algarve continua a manter o 1.º lugar, com 82 galardões, um dos quais para uma praia fluvial, contabilizando-se praias em 14 concelhos.
Nos Açores, o galardão foi atribuído a 32 praias, de 10 concelhos.
Na Madeira, foram galardoadas 15 praias, ao longo de 9 concelhos.
Desde 2001, o número de praias galardoadas com a Bandeira Azul em Portugal triplicou – eram então apenas 96 e hoje são 298 – fruto dos investimentos feitos nos sistemas de tratamento de águas residuais e num melhor ordenamento do território e cumprimento de normas ambientais.
O Programa da Bandeira Azul da Europa iniciou-se à escala europeia, em 1987, integrada no programa do Ano Europeu do Ambiente. Com o apoio da Comissão Europeia, esta iniciativa tem por objetivo principal elevar o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, e dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações que conduzam à resolução dos problemas existentes.
O Programa Bandeira Azul apresenta três vertentes: praias, portos de recreio e embarcações de recreio. É atribuído anualmente às praias e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental. A nível internacional, a Bandeira Azul da Europa é reconhecida como um eco-label, designadamente pela Comissão Europeia e pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente. Fonte: Turismo de Portugal

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta