Projeto inovador promete revolucionar o sector das pescas

0

Melhor eficiência energética na utilização do calor libertado pelos escapes dos motores.
O Fórum Empresarial da Economia do Mar, em parceria com o estaleiro Nautiber, a consultora financeira Momento Linear e o centro de investigação INOV, viram a candidatura ao projeto ECO-COOLER aprovada. Esta iniciativa reveste-se de extrema importância para o sector das pescas em Portugal, especialmente para as inúmeras entidades ligadas à área científica, de investigação e inovação.
O ECO-COOLER surge de uma ação Piloto aprovada pelo programa PROMAR, cujo objetivo é desenvolver um protótipo totalmente original que permita a conversão do calor libertado pelo escape dos motores dos navios de pesca para acionar a instalação frigorífica dos porões nos navios de pesca, reduzindo-se, assim, o consumo energético do sistema de refrigeração.
Este protótipo será desenvolvido pela NAUTIBER – Estaleiros Navais do Guadiana, Lda e pelo centro de investigação INOV, com o patrocínio do FEEM e com a consultoria da Momento Linear – Consultores, Lda, associada do FEEM, que montou o processo de candidatura ao PROMAR.
Com o desenvolvimento deste protótipo, o consórcio espera contribuir para um aumento da rentabilidade através da implementação de tecnologias inovadoras sem aumentar as capacidades de captura, a melhoria das condições de segurança no trabalho a bordo das embarcações, um maior contributo para a eficiência energética, para a poupança no consumo de combustíveis fósseis e para a redução das importações e aumento das exportações portuguesas. Espera, ainda, uma vez que o estaleiro se encontra em Vila Real de Sto. António, ter a forte frota de pesca espanhola como cliente desta instalação, contribuindo, deste modo, para as exportações nacionais de tecnologia.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta