Terminada a última de três missões de windsurf com ventos que chegaram próximo dos 140 km/hora e ondas de mais de 10 metros, está encontrado o primeiro Campeão do Red Bull Storm Chase. Esta finalíssima contou com a participação de quatro atletas, que voaram literalmente ao largo da Cornualha (Reino Unido)! Projetando a vertente mais extrema do windsurf (funboard) para outro nível, esta foi uma aventura iniciada há cerca de um ano na costa noroeste da Irlanda. A ideia original do Red Bull Storm Chase começou a ser trabalhada em 2006, quando este conceito foi testado a nível europeu. Passando já para uma escala global, o objetivo era encontrar o rei da tempestade – estando em causa condições verdadeiramente extremas de ventos nunca inferiores a 100 Km por hora, ondas de 10 a 14 metros e no mínimo um nível 10 na escala de Beaufort.
A primeira missão juntou há cerca de um ano na península de Dingels (Irlanda) dez atletas, escolhidos via online por fãs de windsurf de todo o mundo. Os seis melhores neste primeiro confronto foram mobilizados para a segunda missão, rumando desta feita até à Tasmânia (Austrália) para novos e incríveis voos. Depois de um alerta de tempestade ciclónica comunicado aos atletas com uma antecedência de apenas 48 horas, a terceira e derradeira missão acaba de ter lugar na costa oeste de Inglaterra, proporcionando dois dias inesquecíveis aos quatro finalistas.
A vitória final acabou por sorrir ao francês Thomas Traversa um peso pluma de apenas 60 kg que mostrou manobras poderosas e suplantou mesmo o atual Campeão do Mundo de Funboard, o brasileiro Marcilio Browne. Os alemães Leon Jamaer e Dany Bruch ocuparam, respetivamente, o terceiro e quarto lugares da competição que decorreu sob a égide da PWA (Professional Winfsurfers Association).
Atletas Finalistas:
1º Thomas Traversa (França)
2º Marcilio Browne (Brasil)
3º Leon Jamaer (Alemanha)
4º Daniel Bruch (Alemanha)
Localizações Red Bull Storm Chase:
1. Costa Noroeste da Irlanda
2. Marrawah, na Costa Noroeste da Tasmânia
3. St. Ives Bay, Inglaterra