Torneio de grande Exictos

0

A baía do Funchal coloriu-se este fim-de-semana com cerca de 70 velas, por ocasião do Torneio Exictos, organizado pelo Clube Naval do Funchal em conjunto com a ARVM. Esta 3.ª Prova do Campeonato da Madeira de Vela Ligeira – Brisa, simultaneamente primeira prova de apuramento ao Campeonato de Portugal de Juvenis, foi disputada ao longo de dois dias, durante as quais disputaram-se 5 regatas. No sábado o vento foi mais intenso, chegando aos 23 nós, enquanto domingo não ultrapassou os 15 nós.
Na classe Optimist Infantil foram disputadas apenas 4 regatas, tendo Guilherme Jesus (ICSC) ganho duas regatas e obtido o 2.º lugar em outras tantas, o suficiente para garantir o triunfo. Ao 2.º lugar do pódio subiu Margarida Balau (CTM), enquanto Henrique Soares (ANM) foi o 3.º
classificado.
A classe Optimist Juvenil foi a mais participada, com uma frota de 21 velejadores, e uma das mais disputadas. Luís Fernandes (Iate Clube Santa Cruz) garantiu a vitória com duas vitórias, um 2.º, um 5.º e um 9.º lugar nas cinco regatas realizadas, logo seguido do seu colega de clube, Luís Fernandes, que ganhou uma regata e obteve dois 2.ºs, um 7.º e um 13.º lugar. Pedro Abreu (Naval) foi o 3.º do pódio, com uma regata ganha, três 4.ºs lugares e um 6.º.
A classe Laser 4.7 foi a mais competitiva, já que Francisco Monteiro (ICSC) e Alexandre Casimiro (Naval) terminaram em igualdade pontual após as 5 regatas. No entanto, foi o velejador de Santa Cruz que conquistou o triunfo, uma vez que venceu duas regatas contra uma do seu opositor. Luís Fraga (Naval) classificou-se no 3.º lugar a 1 escasso ponto dos companheiros de pódio. Na classe Laser Radial, depois de Pedro Correia (Naval) ter ganho
vantagem no sábado, no domingo Francisco Gouveia (ICSC) conseguiu ultrapassá-lo, mercê de duas vitórias e um 2.º lugar. Gonçalo Teixeira (ICSC) fechou o pódio.
Na classe Bic Techno Juvenil, o navalista Ricardo Sousa não deu quaisquer hipóteses ao vencer as cinco regatas disputadas, somando uma vantagem confortável para a sua mais direta perseguidora, Matilde Freitas (CTM), enquanto Francisco Vieira, seu colega do Naval, fechou o pódio. O mesmo sucedeu na classe Bic Techno Júnior, com Artur Marques (Naval) a triunfar em todas as regatas, deixando os 2.º e 3.º lugares para Manuel Palermo e Margarida Rodrigues (ambos do CTM), respetivamente. Para vincar o domínio do Naval nas pranchas à vela, na classe RS:X Júnior, Guilherme Marques (Naval) também ganhou as 5 regatas disputadas, deixando toda a concorrência do CTM bastante longe, tendo sido ladeado no pódio por
Frederico Rodrigues e Gil Costa.
Finalmente, na classe Access 2.3 (vela adaptada), como habitualmente preenchida apenas com velejadores do Naval, Élvio Barradas e António Calaça disputaram um duelo intenso que terminou… empatado. O critério de desempate beneficiou Barradas, vencedor da última regata da prova. No 3.º lugar ficou António Nóbrega.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta