XV Canary Olympic Sailing Week Ilhas Canárias, Espanha.
O velejador português João Rodrigues participou na décima quinta edição da Semana Olímpica realizada nas ilhas Canárias, Espanha. O atleta nacional conquistou a medalha de Bronze, numa prova bastante concorrida, contabilizando vinte participações.
Aproveitando a temporada de Inverno, o velejador madeirense teve uma semana muito interessante, com regatas plenas de emoção, constantes trocas de posições e onde treinou um pouco de tudo, competindo com vento muito fraco, no primeiro dia ou com vento forte – 18 nós, na derradeira jornada.
A Semana Olímpica contou com oito regatas, sendo que o velejador português venceu uma, ficando duas vezes em segundo, três vezes em quarto e duas vezes em sexto. Os resultados nas regatas foram melhorando de dia para dia, conseguindo ultrapassar os erros que cometeu nas jornadas inaugurais, progredindo na classificação geral até à presença no pódio final.
Os seus opositores estiveram bastante bem, contando com a presença do número um do ranking mundial da classe RSX – Ivan Pastor, grande vencedor da prova, demonstrando o seu enorme valor e não dando hipóteses à concorrência. A disputa pelos lugares do pódio ficou entregue ao holandês Kiran Badloe, ao espanhol Juan Manuel Moreno e a João Rodrigues, sendo o jovem dos Países Baixos a levar a melhor sobre os representantes ibéricos.
A participação nesta prova serviu de teste a pontos menos fortes do velejador. O confronto com ventos fracos ou médios é um ponto fulcral de evolução, sendo um dos objetivos que João Rodrigues definiu como um dos principais para a época futura. A sua ótima prestação nestes dias, permitiu percecionar o excelente momento que atravessa, valorizando o trabalho realizado durante o Inverno.
João Rodrigues permanece mais uma semana em estágio, nas Canárias, aproveitando para trabalhar os aspetos que falharam nesta prova, explorando novas técnicas para regatas futuras. Este estágio conta com a presença de vários velejadores vindos de Espanha, Holanda, Inglaterra, Dinamarca, Noruega e Suécia.
Para Janeiro está marcado o regresso às Canárias para um segundo estágio, antes da partida para terras mais frias, com o início da próxima época a ter lugar em Cádiz, no Troféu do Carnaval, onde estarão também presentes outros velejadores da Madeira, desta feita no escalão júnior.