Realizou-se nos dias 4 e 5 de dezembro a 2ª edição da Conferência do Atlântico, dedicada ao Crescimento Azul do Atlântico, uma iniciativa organizada pelo Governo e pela Câmara Municipal de Lisboa, em parceria com o Fórum Empresarial da Economia do Mar e a Oceano XXI, e o Alto Patrocínio da Presidência da República.
Ao longo de dois dias os participantes, oriundos de vários países da União Europeia assim como representantes de várias empresas e governos locais, debateram a implementação da estratégia definida na 1a edição deste evento, em 2011, e reajustaram objetivos e prioridades.
O debate realizado a nível europeu reveste-se de extrema importância tendo em conta as políticas marítimas adotadas, mas a nível regional ainda existe um caminho a percorrer.
De acordo com Fernando Ribeiro e Castro, Secretário-Geral do Fórum Empresarial da Economia do Mar, “a integração das necessidades locais neste plano macro é de elevada relevância. É ao nível nacional e europeu que as políticas são estabelecidas mas é a nível local que se começa a colher os frutos do nosso trabalho e das nossas decisões.”
A sessão de abertura do primeiro dia contou com a presença e intervenção da Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, que no seu discurso valorizou o empenho de todos os países representados nesta conferência.