Madeira quer avançar com o Projeto Estações Náuticas

0

A Quinta do Lorde esteve representada na comitiva composta por empresários do sector náutico que aceitaram o desafio do Eurodeputado Nuno Teixeira e da Federação Europeia de Destinos Náuticos, para uma visita de 3 dias, às duas Estações Náuticas existentes em Ibiza. Esta visita foi acompanhada pelo Gerente da Associação Espanhola de Estações Náuticas Rafael Moreno e pelos diretores das 2 estações náuticas: Santa Eulália e Sant Antoni y San Josef.A troca de impressões com os empresários da ilha permitiu, por um lado, perceber os modelos de desenvolvimento das Estações Náuticas, que se foram diferenciando e adaptando à especificidade dos municípios, e por outro a forma de como os seus negócios foram potenciados com a estruturação da oferta numa única plataforma como é o caso das Estações Náuticas.
Este mesmo grupo já havia estado presente na reunião de apresentação do conceito Estações Náuticas e da FEDETON, que se realizou na Quinta do Lorde em Junho passado.
Esta iniciativa do Eurodeputado foi prontamente recebida pelos empresários, que assumindo os custos com a deslocação, mostram que mesmo em tempos de crise é importante investir em novos produtos turísticos, que visem alavancar a economia regional.
Cátia Esteves, Diretora de Operações da Marina da Quinta do Lorde, considera que esta viagem ” foi muito importante, para se perceber o real impacto da existência de uma estação náutica no desenvolvimento social e económico local, bem como a oportunidade de troca de contactos com empresas semelhantes, nesta caso a visita às 3 marinas existentes em Ibiza.”
Por sua vez o Deputado Nuno Teixeira acrescenta ” que a diversidade e aposta em novos produtos turísticos, como é o caso das Estações náuticas, permitirá à Madeira criar sinergias entre os agentes locais e as entidades públicas, proporcionando uma resposta clara à sazonalidade do sector Turístico, com um efeito multiplicador em toda a economia regional. Simultaneamente permitirá entrar na rede Europeia de Destinos Náuticos e usufruir da partilha de boas práticas e de projetos futuros.”
A Madeira tem, de resto todas as condições e os produtos necessários para ser uma estação náutica. A oferta de produtos náuticos já existe, sendo que apenas resta agregá-la numa única plataforma de comercialização e promoção, que garanta e uniformidade dos standards de qualidade que o turista náutico exige, num modelo de exploração turística sustentável.
De acordo com João Santos, Diretor Regional do Desporto e Juventude, “esta viagem foi importante no sentido de ver in loco como funciona uma estação náutica e verificar que o formato em que existe uma entidade coordenadora que agrega todos os produtos de animação turística e complementares, permite complementar e reforçar a imagem de hospitalidade de elevado nível que a Madeira já tem, e neste caso enquanto destino náutico por excelência, com a possibilidade de prática de desportos náuticos todo o ano.” O Diretor Regional refere ainda que, no seu entender, ” o modelo a adotar pela Região, deverá ser o de criação de uma única Estação Náutica no Arquipélago”.
Para já os próximos passos devem ser a criação de uma Associação que agregue as entidades Públicas com intervenção na matéria, nomeadamente o Turismo, e ainda os empresários da área de turismo náutico, e logo de seguida deve ser elaborado um levantamento exaustivo da oferta de produtos náuticos turísticos existentes na Região. De resto, caso o projeto Estações Náuticas avance na Região, caberá aos operadores turísticos (empresários) a dinamização da oferta de produtos turísticos náuticos.
Sérgio Jesus, presidente da ARVM, considera que “esta foi uma oportunidade importante de se ver in loco um modelo de gestão integral de um destino turístico, no que diz respeito às atividades náuticas com vista a especializar a oferta, credibilizando-a de forma a potenciar a captação de mais mercado por um período mais alargado de tempo, esbatendo assim a sazonalidade do destino”.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta