O trimaran Spindrift 2, detentor do record mundial de velocidade, escolheu a Marina de Portimão para base de treinos entre 9 e 16 de outubro, com vista à participação na Rota das Descobertas.O objetivo do Spindrift 2 é aguardar em Portimão por uma janela de bom tempo para a tentativa de bater o record da Rota das Descobertas, que atualmente é de sete dias, dez horas, 58 minutos e 53 segundos, a uma velocidade média de 21,70 nós, e que desde 2007 é detido pela embarcação Groupama 3 de Franck Cammas.
A tripulação é composta por 12 experimentados marinheiros, liderados pelos skypers Dona Bertarelli e Yann Guichard, cujo mais recente êxito foi o triunfo na Fastnet Race em agosto passado.
Logo que as condições climatéricas o permitirem, o Spindrift 2 partirá de Cadiz, no sul de Espanha, rumo a San Salvador, nas Bahamas, percorrendo assim o itinerário seguido por Cristóvão Colombo quando descobriu o Novo Mundo, em 1492.
A escolha da Marina de Portimão por parte da equipa do Spindrift 2 não sucedeu por acaso e está relacionada com a sua localização privilegiada, assim como com as excecionais características de mar e vento existentes nesta altura do ano, bem conhecidas de parte dos seus tripulantes.
A presença do trimaran na cidade atesta mais uma vez o potencial de Portimão para os desportos náuticos e que já trouxe a estas águas, por exemplo, o mítico barco holandês ABN Amro, antes de vencer a Volvo Ocean Race.
Para além da escolha para treino de algumas das mais prestigiadas tripulações da náutica desportiva, a Marina de Portimão tem recebido regularmente provas de nível mundial, como a Audi Med Cup, a Portimão Portugal Match Cup, a Portimão Global Ocean Race, o Campeonato Europeu de Windsurf ou o Mundial de Powerboats, entre outras.
Spindrift 2 prepara em Portimão assalto ao record da Rota das Descobertas
0
Partilhe