Clusters Marítimos europeus pressionam Comissão Europeia a elaborar estudo

0

A reunião anual dos clusters marítimos europeus, que se realizou na sede do FEEM, em Lisboa, destinou-se, exclusivamente, às direções dos clusters marítimos europeus de âmbito nacional e teve como ponto principal na agenda a apresentação dos últimos desenvolvimentos dos seus sectores marítimos nacionais.Cada cluster nacional forneceu uma visão geral sobre as atividades desenvolvidas pelas suas organizações no ano passado sendo que a presidência franco-luxemburguesa fez um ponto de situação das decisões tomadas em Schengen, na reunião anual da ENMC de 2012.
Um dos principais objetivos da ENMC consiste em obterem-se dados fiáveis sobre o sector marítimo na Europa, um trabalho que é imprescindível e que deve ser conduzido pela Comissão Europeia, em parceria com a ENMC. De acordo com o presidente da ENMC, Francis Vallat, “Este estudo deve mostrar o peso real do sector marítimo europeu e ser o ponto de partida de todas as ações credíveis. Na verdade, a Comissão Europeia baseia-se em estimativas e, muitas vezes, em dados pouco precisos aquando da elaboração de novas políticas. Até mesmo os números utilizados para apoiar o excelente conceito de “Crescimento azul” em Limassol não eram totalmente fiáveis.”
Em 2013, o ENMC começou a pressionar a Comissão Europeia e deu os primeiros passos para a realização desta pesquisa. Por exemplo, o ENMC obteve alguns fundos para esse fim e começou, no ano passado, a obter o volume de negócios e dados de emprego de cada cluster nacional. Vallat acrescentou: ” Contactei vários representantes da Comissão Europeia e exerci pressão a favor desta pesquisa. Propus também um prazo razoável, tendo em conta a renovação da Comissão em 2014. Embora a Comissão Europeia tenha mostrado grande interesse nele, o ENMC não obteve nenhum compromisso, uma vez que a elaboração deste estudo requer um longo período de tempo (provavelmente 2 ou 3 anos) e um valor razoável de financiamento!”
Os membros da rede de clusters marítimos europeus discutiram o plano de atividades para 2014 e trocaram pontos de vista com a representante da Comissão Europeia. Vários Membros comprometeram-se a participar na próxima edição do Euromaritime em 2015 que será a primeira edição com o patrocínio ENMC.
A próxima reunião do ENMC terá lugar em Sofia nos dias 25 e 26 de Setembro de 2014.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta