Acabam de ser anunciados em Hong Kong os grandes vencedores da edição de 2013 do Red Bull Illume, com destaque para uma imagem de snowboard que deu o primeiro prémio ao alemão Lorenz Holder. Portugal deixou a sua marca por duas vias – a fotografia vencedora da categoria Energia foi captada nos Açores – e ainda graças à presença de dois fotógrafos lusos no Top 250. Terminou a espera de milhares de fotógrafos amadores e profissionais de 124 países, com o tão aguardado anúncio dos vencedores do Red Bull Illume 2013 – concurso que em apenas três edições conseguiu estabelecer-se como a principal referência em matéria de fotografia de desportos de ação e aventura. O anúncio foi feito com toda a pompa e circunstância em Hong Kong, seguindo-se a inauguração de uma exposição com os 50 melhores trabalhos.
A avaliação das milhares de imagens submetidas a concurso, entre as quais 630 imagens de 121 fotógrafos portugueses, foi entregue a um júri internacional de 50 elementos – incluindo o editor de fotografia do prestigiado jornal norte-americano USA Today, Jym Wilson, para quem não restam dúvidas; Há sem dúvida por aí muitos fotógrafos talentosos, com grande qualidade do ponto de vista técnico e artístico.
O vencedor absoluto foi o alemão Lorenz Holder, que triunfou graças a um momento único de snowboard junto a uma gigantesca antena de telecomunicações: Ainda não acredito que fui votado para número 1, vou demorar alguns dias para voltar a mim. Só posso dizer que a qualidade do Top 50 é incrível.
Portugal acabou por marcar presença no concurso, estando associado à fotografia vencedora da categoria Energia – um trabalho da fotógrafa suíça Romina Amato captado no ano passado nos Açores, durante a etapa portuguesa do Red Bull Cliff Diving World Series. Além disso, Miguel Nunes e João Bracourt garantiram uma presença nacional no Top 250 – o que significa a publicação das suas fotografias no livro oficial a lançar brevemente (venda exclusiva na www.redbullshop.com).
O Red Bull Illume está organizado em dez categorias distintas; Cultura, Playground, Energia, Espírito, Close Up, Asas, Sequência, Criatividade, Experimental e Iluminação. A exposição noturna com o Top 50 em caixas de luz de 2×2 metros agora inaugurada na China vai depois rumar aos Estados Unidos da América, seguindo-se uma itinerância de dois anos à volta do mundo.
Vencedor Absoluto
Lorenz Holder (Alemanha), Playground
Categorias:
Close Up
(AUS) Stuart Gibson
(IRE) George Karbus
(HOL) Jeroen Nieuwhuis
(SUI) Claudio Casanova
(EUA) Morgan Maassen
Criatividade
(ARG) Juan Cruz Rabaglia
(CAN) Jussi Grznar
(CZE) Daniel Vojtěch
(EST) Jaanus Ree
(ALE) Lorenz Holder
Energia
(CAN) Sterling Lorence
(FIN) Rami Hanafi
(SUI) Romina Amato
(SUI) David Carlier
(EUA) Christian Pondella
Lifestyle
(CAN) Jussi Grznar
(ESP) Ismael Ibañez Ruiz
(EUA) Morgan Maassen
(EUA) Theodore Van Orman
(EUA) Jimmy Wilson
Iluminação
(CAN) Scott Serfas
(CAN) Jody MacDonald
(SUI) Nicolas Jutzi
(EUA) Clark Fyans
(EUA) Ryan Taylor
Espírito
(AUS) Stuart Gibson
(IRE) George Karbus
(POL) Rafal Meszka
(EUA) Dave Lehl
(EUA) Chris Burkard
Playground
(AUS) Martin Lugger
(CAN) Paul Bride
(GER) Lorenz Holder
(ITA) Olaf Pignataro
(EUA) Scott Dickerson
Experimental
(AUT) Rainer Eder
(CAN) Ray Demski
(GER) Florian Breitenberger
(GER) Lorenz Holder
(SWE) Elias Kunosson
Sequência
(CAN) Scott Serfas
(FRA) Vince Perraud
(GBR) Dan Carr
(EUA) Blotto Gray
(EUA) Zakary Noyle
Asas
(AUS) Krystle Wright
(GRE) Dimitrios Kontizas
(SLO) Samo Vidic
(EUA) Lucas Gilman
(EUA) Benjamin Ginsberg