A II Feira Náutica do Tejo decorreu em dois fins-de-semana consecutivos, em Maio, no Centro Náutico de Algés. Foram seis dias de intensa programação de actividades para toda a família, em especial para os amantes do meio náutico, que animaram o passeio marítimo de Algés entre 17 e 19 e 24 e 26 de Maio.O Presidente do Conselho de Administração do CNAlgés, Martinho Fortunato, considerou que o evento foi um sucesso, reforçado pelo feed back dado pela maioria dos expositores. Ainda segundo o mesmo responsável, o Centro Náutico de Algés continua a assumir o compromisso de prestar um serviço de elevada qualidade na assistência e reparação náutica no estuário do Tejo.
A zona de exposição, com mais de 50 expositores, entre os quais as mais significativas entidades do sector, foi amplamente visitada, ficando o público a conhecer as novidades dos fabricantes de embarcações, velas e seus motores ou equipamentos náuticos. Emoldurada por dezenas de embarcações e pela Exposição de Fotografia Oásis by Nuno Sá, a mostra permitiu trocas de impressões e negócios entre os expositores e clientes.
Entre as actividades de animação, foram muito concorridas as Aulas de Fitness e as sessões de Sea & Cooking com os chefs Augusto Gemelli e Justa Nobre, da Everything About Sushi e da Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Lisboa. Também os Batismos de Vela, as Driving X-perience by Yamaha (experiências em barcos a motor para crianças e adultos) e a experiência em Canoagem foram um sucesso, com muita participação do público.
Desportivamente, destaque para a apresentação da ROFF Cascais Sailing Team, equipa que vai representar Portugal na final do Red Bull Youth Americas Cup., a 1ª Prova de Aquatlo do Sport Algés e Dafundo, uma prova do Campeonato Regional de Canoagem de Mar, uma Regata de Modelismo à Vela e a muito participada 1ª regata da Feira Náutica do Tejo, com mais de 50 embarcações da Classe ANC a disputarem uma prova nas águas do rio.
Decorreram também no âmbito da Feira o seminário técnico da Associação Portuguesa de Marinas e Portos de Recreio e uma demonstração de meios de salvamento, bem como a Conferência “Da nau da India às corvetas da Marinha: o património cultural subaquático como vector de desenvolvimento e identidade nacional”, pelo Instituto de Arqueologia e Paleociências da Universidade Nova de Lisboa e pela Ocean Revival. Foi também apresentada a peça de teatro 243: inspirada na história real de Donald Crowhurst, destemido aventureiro que se propôs a concretizar uma volta ao mundo em solitário sem paragens.
Na Feira estiveram também disponível o Passeio no autocarro híbrido Hippotrip, Passeios de Barco no Rio Tejo, aluguer de bicicletas, Segways e insufláveis, bem como uma zona de restauração.
A segunda edição da Feira Náutica do Tejo teve o apoio das Câmaras Municipais de Oeiras e Lisboa e da APL.
II Feira Náutica do Tejo foi um sucesso
0
Partilhe