Política ambiental do Grupo TRANSTEJO permitiu 16% de poupança em combustível

0

O Grupo TRANSTEJO assinala o quarto ano da sua Declaração de Politica de Ambiente, fazendo um balanço das metas entretanto já alcançadas em matéria de sustentabilidade ambiental.Desde 2009, foram várias as medidas implementadas pela Empresa Pública de Transporte Fluvial, as quais permitiram potenciar a obtenção de benefícios, como:
– Redução de custos através da melhoria da eficácia dos processos internos, com a consequente redução do consumo de materiais e matérias-primas;
– Redução dos riscos ambientais e humanos associados à atividade da empresa através da eficácia do controlo operacional e pela criação de planos de monitorização que garantam a redução das emissões e a minimização do número de ocorrências de acidentes;
– Obtenção de vantagens competitivas pela melhoria da imagem da empresa e a sua aceitação pela sociedade.
A implementação do Sistema de Contabilidade energética da Frota em 11 dos navios permitiu obter reduções de consumo por viagem e, consequentemente, fazer evoluir positivamente o consumo de combustível da frota.
Nestes quatro anos, foi possível reduzir em 16% o consumo de combustível da frota de navios, através das seguintes medidas:
– Alteração das condições hidrodinâmicas dos navios. Por ex.: O nível de “sujidade” dos cascos interfere com a performance do navio, pelo que foram melhoradas as rotinas de manutenção da superfície dos cascos, incluindo a alteração do tipo de pintura;
– Redução da velocidade nas horas de vazio e a consequente alteração do regime de rotação das máquinas.
Em quatro anos, o Grupo TRANSTEJO realizou ainda uma série de auditorias energéticas aos edifícios do Grupo: Terminal e edifício de escritórios de Cacilhas, Estações da Trafaria e de Porto Brandão, Terminal do Cais do Sodré o que originou uma redução de 23% o consumo de energia elétrica.
A empresa procedeu também à otimização da gestão da frota de automóveis, a qual permitiu reduzir em 93% o consumo de gasolina e em 12% o consumo de gasóleo.
Com estas pequenas alterações ao quotidiano da empresa, o Grupo TRANSTEJO alcançou o 5º lugar do Ranking ACGE 2009 (setor dos transportes do Índice ACGE Setorial).
Segundo os dados apurados neste balanço, a adesão às energias renováveis, como os painéis solares térmicos para produção de águas quentes sanitárias que entraram em funcionamento em Março deste ano, permitiram eliminar o consumo de gás, consumo este que rondava os 160kg por ano. Também a instalação da Central Fotovoltaica, em Julho de 2012, para produção de energia elétrica para a rede nacional, no Terminal do Cais do Sodré originou a produção de 110.995,1 Kwh.
As ações de Sensibilização Ambiental do Grupo TRANSTEJO decorreram junto de 90% dos trabalhadores do Grupo, com o objetivo de envolver o universo dos colaboradores nos princípios adotados na Politica de Ambiente do Grupo.
Mas o Grupo pretende atingir valores ainda mais impactantes, e para isso vai continuar a promover o aumento da eficiência energética dos edifícios e da frota; Implementar medidas de redução do consumo de água nas instalações; Promover a contínua consciencialização dos colaboradores para os impactes ambientais das suas atividades e sensibilizar para a adoção de práticas de minimização desses mesmos impactes.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta