Abu Dhabi volta a sediar etapa da Volvo Ocean Race

0

Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, voltará para o cenário da Volvo Ocean Race em 2014-15 com direito a escala e equipa. Depois de ser destaque na temporada passada, a stopover do Médio Oriente promete ser uma das mais estratégicas desta edição, já que os barcos partem de Recife no Brasil até a cidade passando pelos mais temidos oceanos. Será um teste e tanto para os novos veleiros Volvo Ocean 65.”A perna do Recife para Abu Dhabi será uma das mais longas e desafiadoras na história de 40 anos da Volta ao Mundo. Os barcos irão atravessar o Oceano Austral, uma rota complicada e que levará os velejadores ao seu limite. Sem dúvida, a linha de chegada em Abu Dhabi será uma das mais aguardadas na regata”.
O barco árabe, batizado de Abu Dhabi Ocean Racing, será mais uma vez comandado pelo medalhista olímpico britânico Ian Walker. A próxima edição da Volta ao Mundo já tem outras duas tripulações confirmadas: o SCA da Suécia, que será 100% feminino, e um barco do Brasil.
O Abu Dhabi Ocean Racing destacou-se na edição passada vencendo três in-port races, a chamada regata do porto, incluindo uma na própria cidade árabe. Além disso, a tripulação de Ian Walker chegou em primeiro lugar na perna de Miami (Estados Unidos) até Lisboa (Portugal).
“O velejador Ian Walker é um embaixador da Volvo Ocean Race pelo mundo, principalmente no Médio Oriente. Essa campanha marca um novo capítulo para a vela oceânica dos Emirados Árabes Unidos”, explicou Knut Frostad.
“Nosso envolvimento com a Volvo Ocean Race gerou mais interesse de nosso povo. Temos vínculos históricos com o mar”, disse o sheik Bin Tahnoon Al Nahyan, que presidente a agência de turismo e cultura da cidade de Abu Dhabi.
“A última regata deixou um legado para Abu Dhabi. Registámos aumento na prática da vela e nas outras modalidades aquáticas. Além disso, construímos novas instalações desportivas e, para a próxima edição, teremos novidades”.
Durante a última edição, os casos de pirataria no Oceano Índico geraram mudanças no percurso. Os barcos chegaram a ser escoltados em uma parte da rota entre a Cidade do Cabo, na África do Sul, e Abu Dhabi. Para a temporada 2014-15, os organizadores estudam uma série de opções para garantir a segurança da flotilha e evitar que os velejadores sofram riscos desnecessários. A Volvo Ocean Race definirá as regras para o trajeto com base na experiência na última regata e na monitorização contínua da situação da pirataria nessa região.
“Há muita coisa a fazer antes do início da regata. Não podemos descartar nenhuma opção, mas por enquanto estamos confiantes de que os barcos vão fazer o percurso inteiro”, disse Knut Frostad.
“A navegação no Oceano Antártico é perigosa e já estamos trabalhando para criar as zonas de exclusão de gelo visando proteger a flotilha”.
Abu Dhabi é a sétima escala da Volvo Ocean Race anunciada na 12ª edição da Volvo Ocean Race. A história da regata começou em 1973, ainda com o nome de Whitbread. O evento é apontado como o maior desafio de vela oceânica do planeta.
A Volvo Ocean Race 2014-15 terá início em Alicante, na Espanha, no segundo semestre do ano que vem. Depois da largada na Europa, os barcos descem o Atlântico para a cidade brasileira de Recife. Do nordeste do Brasil, a flotilha segue em direção ao Médio Oriente, em Abu Dhabi. O percurso também terá escalas em Auckland, na Nova Zelândia, e na sequência, Itajaí, que será a segunda parada brasileira na regata. Do sul do Brasil, os veleiros sobem para Newport, nos Estados Unidos.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta