Portugal brilha no Campeonato do Mundo de Jetski

0

– Na mais importante das provas internacionais, realizada há 31 anos em Lake Havasu, no Arizona, Portugal trouxe dos Estados Unidos vários títulos que consagram o País no cenário internacional do Jetki profissional.
– As World Finals começaram no dia 1 de outubro e, durante a exigente semana de competição, os cinco pilotos que constituíram a comitiva portuguesa subiram ao pódio por seis ocasiões, o que permitiu atingir as elevadas expectativas.
A Federação Portuguesa de Jetski, entidade promotora da atividade de Jetski em Portugal desde 12 de fevereiro de 1993, anunciou que Portugal esteve representado ao mais alto nível no Campeonato do Mundo de Jetski nas provas World Finals que se disputam a 1 de outubro em Lake Havasu, cidade localizada no Condado de Mohave no estado do Arizona, nos EUA.
A Seleção Nacional de Jetski mostrou uma vez mais por que razão apresenta um elevado e reconhecido palmarés a nível nacional, europeu e mundial, demonstrando-o com a subida dos seus cinco pilotos ao pódio em seis ocasiões e levando bem alto o nome de Portugal em pleno palco internacional do jetski.
Eis os resultados dos cinco pilotos que representaram Portugal nas World Finals, e que participaram em competições disputadas com entre 20 a 40 pilotos por prova:
– Henrique Rosa Gomes: Campeão mundial Ski Júnior Lites, vice-campeão mundial Ski Amateur Lites, terceiro lugar em Slalom Júnior – este foi o ultimo ano em que participou em Júniores (este ano, Henrique Rosa Gomes foi vice-campeão europeu de Juniores e em 2011 campeão do Mundo de Juniores e de Slalom e levou para casa a taça de Slalom da Europa 2011 e 2012).
– Mariana Pontes: Vice campeã mundial na classe Ski Novice Women – já era vice campeã em Novice (Mariana Pontes ficou na terceira posição no Campeonato da Europa deste ano e foi vice-campeã do Mundo de Novice Women em 2011).
– Tiago Sousa: Terceiro lugar em Ski Pro Open – já era vice campeão do Mundo em Ski Pro (em 2011, Tiago Sousa foi vice-campeão do mundo e em 2012 sagrou-se campeão europeu).
– Beatriz Curtinhal: Sétimo lugar em Ski Pro Women – já era campeã do mundo em Novice (já este ano, Beatriz Curtinhal foi vice-campeã europeia e em 2010 foi campeã do mundo na classe Novice Women, a classe anterior à Pro-Am Women Ski Limited).
– Beatriz Truta Nono lugar na classe lugar Ski Novice Women – esta foi a primeira prova internacional realizada pela atleta, em que se consagrou Campeã Nacional de Juvenis 2012, podendo assim participar no Mundial.
De acordo com Miguel Valente, selecionador nacional de Jetski, “Portugal partiu para estas World Finals com grandes expectativas, motivadas em grande parte pelo brilhante palmarés que apresenta a nível nacional, europeu e mundial, e mais uma vez demonstrou estar ao mais alto nível do panorama do jetski mundial, com os cinco pilotos portugueses a conquistarem seis pódios entre centenas de fortes candidatos à vitória nas respetivas classes”. O responsável mostra-se orgulhoso pelo nível de participação, que “tem vindo a crescer tanto no número de candidatos como na qualidade que estes apresentam”. O selecionador nacional guarda ainda uma palavra de agradecimento para a “claque de portuguesas e portugueses que serviu como uma excelente falange de apoio à Seleção Nacional de Jetski portuguesa, entre pilotos e ex-pilotos, pessoas ligadas à modalidade e até apaixonados do jetski, que esteve presente em Lake Havasu apesar da enorme distância que separa Portugal deste local emblemático para o jetksi mundial”.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta