Projeto europeu “cruzeiro sustentável” em pleno andamento

0

Pela primeira vez na indústria de cruzeiros, três tipos de resíduos – embalagens, biodegradável e papel – estão a ser tratados a bordo do Costa Pacifica para que possam ser reduzidos, reciclados e reutilizados como subprodutos.Está em marcha o “Cruzeiro Sustentável”, projeto co-financiado pela Comissão Europeia através do programa “LIFE+”, que constitui um instrumento de financiamento da UE para a inovação ou demonstração de projetos ambientais.
O gestor do projeto é a Costa Cruzeiros, que concebeu a proposta e a apresentou à UE, juntamente com o Ce.Si.SP (Centro de Pesquisa Académica para o Desenvolvimento de Produtos Sustentáveis), as empresas italianas VoMM, Contento Trade e Design and Inovation, o grupo de certificação RINA e a Medcruise, associação dos portos de cruzeiro no Mediterrâneo.
O projeto tem como objetivo estimular a implementação da Directiva Europeia relativa aos resíduos a bordo dos navios, assim como criar incentivos para a redução de resíduos, reciclagem e reutilização.
O Costa Pacifica, que entrou ao serviço em Maio de 2009, foi escolhido para ser o primeiro navio do mundo a experimentar as técnicas e métodos inovadores para diversos tipos de resíduos – embalagens, resíduos biodegradáveis e papel – com objetivos muito específicos quanto à sua redução e reciclagem.
O propósito do projeto não se esgota a bordo, uma vez que inclui a coordenação com os meios portuários europeus para a eliminação de resíduos, de modo a aumentar as oportunidades para reciclagem e reutilização.
O projeto “Cruzeiro Sustentável” visa também a criação de um novo regime de certificação voluntária para tratamento de resíduos a bordo – e respetivos efeitos em termos de redução de CO2 – possivelmente abrindo caminho para a introdução de legislação específica no domínio ambiental para a indústria de cruzeiros na UE.
“Estamos muito orgulhosos por estar a gerir este projeto altamente inovador a bordo do Costa Pacifica, o navio-piloto para novos modelos de gestão de determinados tipos de resíduos sólidos”, comentou o vice-presidente da Costa Cruzeiros com a tutela das Normas de Qualidade e Auditoria, Ernesto Gori. “O facto de sermos a primeira companhia de cruzeiros no mundo a realizar esta experiência é um marco que levará a padrões ainda mais elevados no tratamento de resíduos a bordo. Este projeto evidencia ainda mais a nossa excelência ambiental”.
O “Cruzeiro Sustentável” é um projeto que se encaixa na própria política de gestão de resíduos da Costa Cruzeiros, que tem sido aplicada em toda a frota já há algum tempo. A companhia tem uma política de separação da totalidade dos resíduos sólidos a bordo, com armazenamento separado do vidro, plástico, metal, alimentos, papel, cerâmica, alumínio.
Este projeto inclui intervenção na área de embalagem – caixas de cartão, garrafas de vidro e de plástico e outros recipientes –, de modo a reduzir este tipo de resíduos na origem, com o envolvimento dos fornecedores.
Outra área do projeto diz respeito ao lixo húmido, ou seja, comida e outros resíduos orgânicos, que – num navio como o Costa Pacifica que transporta perto de 5.000 pessoas, entre hóspedes e tripulantes – é responsável por cerca de 22% do total de resíduos. Em conformidade com as leis internacionais que protegem o ambiente marinho, o desperdício de alimentos é processado em equipamento especial para reduzir o volume antes de ser descarregado ao mar como comida para os peixes. Graças à tecnologia de ponta usada pelo projeto “Cruzeiro Sustentável”, a “polpa”, produzida a partir de resíduos alimentares, será agora processada e transformada em subproduto (adubo, por exemplo).
A terceira categoria envolvida no projeto, designadamente o papel, representa cerca de 16% do total de resíduos gerados por um navio como o Costa Pacifica. O projeto “Cruzeiro Sustentável” já analisou o fluxo de resíduos (abastecimento, armazenamento, uso e descarte) de papel a bordo do navio. O trabalho está agora concentrado na elaboração de processos que podem ser aplicados de forma a reduzir o papel na fonte e a reutilizar ou eliminar os resíduos de forma sustentável.
Mais detalhes sobre o projeto Europeu “Cruzeiro Sustentável” e atualizações dos resultados do trabalho estão disponíveis em www.sustainablecruise.eu

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta