A poucos dias de se fazer ao mar para levar a cabo a viagem pela Zona Económica Exclusiva Portuguesa, o velejador solitário Ricardo Diniz participou com o seu veleiro, o Montepio Mar, na Procissão no Mar, que decorreu no dia 4 de agosto, em Peniche.Depois de ter recuperado o seu veleiro nos Estaleiros Navais de Peniche, Ricardo Diniz junta-se, assim, à festa desta terra de pescadores de grande tradição e fé e às gentes do mar, marcadas por uma forte devoção a Nossa Senhora da Boa Viagem.
Inserida no projeto Montepio Mare Nostrum, a viagem à Zona Económica Exclusiva Portuguesa a bordo do veleiro Montepio Mar tem partida prevista para meados de agosto. Trata-se de uma expedição poderá durar entre um mês a 45 dias, a bordo de um veleiro que Ricardo Diniz considera muito especial e que será uma embaixada flutuante da Portugalidade.
Ricardo Diniz, que tem o Montepio como principal parceiro desta iniciativa, quer continuar a colocar Portugal no centro do mundo, considerando que o país também tem de beneficiar do facto de ser “20 vezes mais mar do que terra” e de ter na sua história a epopeia dos Descobrimentos.
Se a viagem solitária de Ricardo Diniz tem como objetivo revelar aos portugueses a dimensão do mar exclusivo que rodeia o Continente, a Madeira e os Açores, a expedição Montepio Mare Nostrum pretende também sensibilizar os jovens para o património marítimo e para o potencial que Portugal tem ao investir no mar.
Segundo Ricardo Diniz, esta expedição Montepio Mare Nostrum está carregada de simbolismo. Serve para honrar o passado, mas com enfoque no futuro e em todo o potencial que temos para desenvolver como país. O mar é a nossa bandeira e é por este canal que temos de comunicar.
Veleiro Montepio Mar participou na procissão no mar em Peniche
0
Partilhe