Regata Internacional Canárias-Madeira já mexe

0

O Clube Naval do Funchal apresentou, no passado dia2 de Agosto, a Regata Internacional Canárias-Madeira, numa conferência de imprensa, realizada na Quinta Calaça, que contou com a presença das principais instituições patrocinadoras do evento: Turismo da Madeira, APRAM, Marinha Portuguesa e Câmara Municipal do Funchal.Esta regata começou em 1978, por iniciativa do Clube Naval do Funchal, numa co-organização com o Real Clube Náutico de Gran Canária, e constitui um dos mais antigos eventos desportivos realizados entre os dois arquipélagos, tendo contado ao longo das edições disputadas com mais de 6 mil velejadores e 500 embarcações participantes.
Para além dos prémios gerais, realce para o Troféu Dr. Alivar Jones Cardoso, em homenagem ao antigo Presidente do CNF, um dos principais impulsionadores desta regata, que venceu em 1983.
O troféu original, que resulta de uma homenagem da Câmara Municipal do Funchal e do Naval, está na sede social do Clube, sendo gravado na sua base o vencedor de cada edição. Os tripulantes da embarcação vencedora receberão réplicas do troféu.
Mafalda Freitas, Presidente do CNF, explicou o alcance desta Regata Internacional. «Este evento é muito importante para promover as atividades náuticas entre os dois arquipélagos e a vela na Madeira. A vinda de mais de 400 velejadores e acompanhantes é o nosso contributo, por um lado, para dinamizar a economia local, por outro, para demonstrar fora de portas que o Funchal e a Madeira nunca saíram da rota do turismo náutico.»
A regata terá partida de Tenerife a 4 de Setembro, devendo chegar ao Funchal no dia 6. Martim Cardoso, Vice-comodoro do CNF, revelou que será feita uma “porta de entrada” nas Ilhas Selvagens, por forma a «proceder ao agrupamento das embarcações e facilitar a segurança na chegada à Madeira» e ainda agradeceu aos proprietários de embarcações a cedência dos espaços na Marina do Funchal para receber os participantes na regata.
Esta edição terá duas novidades: a Festa da Cerveja Coral, a decorrer na Marina do Funchal, entre os dias 6 e 9 de Setembro, das 12 horas até à meia-noite, com música ao vivo entre as 18 e as 21 horas, e o I Torneio de Golfe/Regata Madeira-Canárias-Santo da Serra, com o qual se pretende divulgar o património natural da ilha, desde o mar até à serra.
No dia 7 de Setembro, passeios pela Laurissilva e pelo Funchal, mais um Madeira de Honra (às 19 horas), oferecido pelo município funchalense, no Parque de Santa Catarina. No dia 8 de Setembro, na Quinta Calaça, realizar-se-á a entrega de prémios e jantar de encerramento (20 horas) e a Festa Branca, com o qual o Naval assinala o final da época balnear.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta