PowerboatP1: Mundial de Powerboat P1 termina temporada em Portugal

0

 O estuário do Tejo entre Oeiras e Lisboa será palco de emocionante prova
As emoções da alta competição na água estão de regresso a Portugal para uma estreia absoluta que promete muita animação ao longo de um fim-de-semana inteiro naquele que é um dos maiores estuários da Europa, o do Tejo, entre Oeiras e Lisboa. Composto por cerca de 20 magníficas embarcações, algumas delas capazes de debitarem potências na casa dos 2.000cv, o Campeonato do Mundo de Powerboat P1 é a mais importante prova do género a visitar o nosso País.



Composto por duas categorias distintas, a Evolution, dedicada a protótipos, e a SuperSport, reservada a embarcações com características mais próximas da produção em série, o Mundial de Powerboat P1 apresenta seis jornadas duplas repletas de competitividade, não se trata-se de um campeonato onde as máquinas conseguem apresentar prestações que superam os 160 km/h na água; qualquer coisa como o equivalente a 320 km/h em terra!
Nada de especial, pensarão alguns ao fazerem as quase automáticas comparações a outras competições de ponta como a F1 e MotoGP. Erro crasso! Desengana-se quem pensar isso. As equipas de até três elementos, que compõem as embarcações de Powerboat P1, das mais desenvolvidas tecnologicamente, deparam-se com constantes alterações a velocidades absolutamente alucinantes. Ao contrário das competições terrestres onde chuva e vento são as únicas coisas que podem mudar de um momento para outro e com alguma frequência ao longo de uma prova, no Campeonato do Mundo de Powerboat P1 máquinas e equipas têm de fazer frente a um percurso em constante alteração. Tão depressa se navega com um mar chão, como na próxima passagem se está perante mar picado, ou até mesmo ondulação mais transversal que frontal.

É a todo este raro conjunto de emoções, associado à beleza das embarcações e todo o ambiente que rodeia a competição, que os portugueses vão poder assistir entre os dias 30 de Setembro e 1 de Outubro próximos no magnífico estuário do Tejo na frente ribeira do concelho de Oeiras. Até lá, e para que possam ter uma ideia mais real podem sempre apreciar a programação da Sport Tv, o canal nacional detentor dos direitos de transmissão da competição, ou então, para quem tiver televisão satélite ou outros fornecedores de cabo que não o mais usual, podem sempre optar pela Motors Tv, Canal + ou Sky Sports.

Mais informações em:
www.gatekeepers.pt/desporto e www.powerboatp1.com

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta