Fundação Gil Eannes aprova Relatório de Atividades e Contas de 2011

0

O Conselho de Administração da Fundação Gil Eannes e o Conselho Fiscal aprovaram, no passado dia 22, o Relatório de Atividades e Contas referente ao ano de 2011. O mesmo foi de seguida apresentado ao Conselho de Fundadores dando conta que as diversas atividades ocorridas originaram 45 396 visitas ao navio museu, tendo sido 2011 o melhor ano desde 2007 (com 46 348 visitas).Do total de 45 396 visitas, destaca-se a organização de visitas guiadas a 5 472 visitantes em grupo escolares e 5 306 visitantes estrangeiros, evidenciando que 3 282 foram galegos, 1 194 franceses, 753 ingleses, 54 brasileiros e 23 de outras nacionalidades.
As principais iniciativas que ocorreram durante o ano foi a organização de quatro exposições “A Pesca do Bacalhau: navios bacalhoeiros de Viana do Castelo”, “Bernardo Santareno pseudónimo António Martinho do Rosário: vida e obra”, “Uma escola para a vida: divulgação e incentivo ao ensino náutico”, “ A pesca da sardinha em Matosinhos”; e na sala de reuniões a apresentação do livro “Faina Maior – A Pesca do Bacalhau nos mares da Terra Nova” de Francisco Marques e Ana Maria Lopes.
Também se destacou a colaboração da Fundação Gil Eannes com o Instituto de Gestão do Património Arquitetónico na comemoração do dia “Internacional dos Monumentos e Sítios” que se realizou em 18 de Abril, bem como, a assinatura de protocolo com a Estrutura para os Assuntos do Mar na adesão ao projeto “Passaporte do Mar” e ainda, a assinatura de protocolo com a Câmara Municipal de Viana do Castelo para a instalação no Navio Hospital de um “Centro de Interpretação Ambiental e um Centro de Documentação do Mar”, no âmbito do projeto “Centro de Mar”.
Deu-se continuidade à atualização da informação e renovação de materiais expostos nos espaços museológicos e ao restauro de alguns locais como o consultório médico, camarote e salote do imediato e beneficiação do convés exterior.
No final foi ainda referido, a importância da divulgação do navio através do website www.fundacaogileannes.pt que estatisticamente, em 2011, registou o acesso de 60 017 visitantes os quais realizaram 129 668 visualizações. Relativamente à Pousada Flutuante, gerida pela Movijovem, foi salientado as 4 560 dormidas registadas durante o ano por aquela entidade.
Desde que o Navio Hospital Gil Eannes foi aberto ao público em Agosto de 1998, a Fundação Gil Eannes registou até final de 2011, 568 262 visitas.
O navio museu encontra-se aberto diariamente para visitas das 9H00 às 19H00, permitindo o acesso a locais como a ponte de comando, cozinha, padaria, casa das máquinas, consultório médico, sala de tratamentos, gabinete de radiologia, bloco operatório e salas de exposições.
Relembramos que até final de Agosto, está patente a exposição “Cartas Náuticas do Navio Gil Eannes”, a qual integra dez cartas que pertenceram ao Gil Eannes e demonstram algumas das rotas feitas ao longo da sua vida. As cartas apresentadas têm a particularidade de estarem assinaladas manualmente com apontamentos e orientações tomadas. Também se encontra em exposição alguma bibliografia sobre náutica, fotografias representativas das funções do navio, documentos utilizados a bordo e relatório de viagens.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta