O Porto de Aveiro e a empresa proprietária do lugre Santa Maria Manuela assinaram, no passado dia 12 de Abril, um protocolo visando colaboração futura entre as duas entidades.Pertencente à Frota Branca Portuguesa (Portuguese White Fleeg), o lugre Santa Maria Manuela é símbolo vivo de um período mítico da pesca do bacalhau, de inestimável valor histórico e cultural, tendo sido restituído ao património identitário nacional e regional pela empresa Pascoal & Filhos, S.A., que, no ano de 2010, concluiu o projeto de recuperação e exploração do navio.
A publicitação da marca Porto de Aveiro em todas as viagens e atividades desenvolvidas no emblemático navio é um dos compromissos assumidos no protocolo pela Pascoal & Filhos, S.A.
Por seu turno, a APA, S.A. compromete-se a isentar o Santa Maria Manuela do pagamento da Tarifa de Uso do Porto aplicável ao navio (TUP/navio), quando a referida embarcação escale ou permaneça no Porto de Aveiro.
José Luís Cacho, Presidente da APA, e Aníbal Paião, Administrador da Pascoal & Filhos, manifestaram, no ato da assinatura, o desejo de uma profícua cooperação entre as duas entidades, prometendo estudar rapidamente um conjunto de iniciativas a desenvolver no Santa Maria Manuela.
O projeto de recuperação do navio, que em 2008 recebeu Declaração de Interesse para o Turismo, resgatou o lugre bacalhoeiro a um fim anunciado e devolveu-o ao seu mar e às suas gentes, transformando-o num espaço destinado ao turismo cultural de vocação marítima e à investigação científica, onde se desenvolvem, entre outras, atividades ligadas à cartografia marítima, princípios de navegação à vela, funcionamento dos instrumentos náuticos, história da pesca do bacalhau ou biologia marinha.
Ciente da assim ressaltada vocação turística do Santa Maria Manuela, é convicção da APA, S.A., que o navio configura um veículo privilegiado para a promoção comercial da marca Porto de Aveiro, oferecendo a possibilidade de divulgar o porto e os serviços nele prestados junto de um vasto público nacional e internacional;
Estando a APA empenhada no exercício de uma responsabilidade social ativa na região em que se encontra inserida, vislumbra no Santa Maria Manuela a singular oportunidade de apoiar um projeto vocacionado para a promoção da investigação científica e divulgação de matérias intrinsecamente ligadas à identidade e património cultural da região.
Porto De Aveiro e «Santa Maria Manuela» de mãos dadas
0
Partilhe