Funchal na rota dos 150 anos da ANL – largada nas águas do Tejo com 15 tripulações.
Depois do marcante desfile nas águas do Tejo, as comemorações dos 150 anos da Associação Naval de Lisboa prosseguem em alto mar. A primeira edição do Atlantic Meeting faz a ponte entre Lisboa e o Funchal, reunindo 15 equipas ibéricas.
Depois do emblemático desfile náutico nas águas do Tejo, a Associação Naval de Lisboa dá continuidade às comemorações dos seus 150 anos com uma regata oceânica de âmbito ibérico.
Recordando a epopeia dos portugueses que deram novos Mundos ao Mundo, a primeira edição do Atlantic Meeting largou no passado domingo em frente ao Padrão dos Descobrimentos. O sinal de partida foi dado pela corveta Sacadura Cabral, simbolizando assim o apoio da Armada Portuguesa a esta data histórica da ANL.
Antes da saída de Lisboa, três tripulações espanholas tinham já cumprido a ligação de Cádiz, conferindo assim um estatuto ibérico a esta regata oceânica de 560 milhas. Ao todo participam quinze veleiros de diferentes dimensões integrados na Classes IRC. O mais pequeno tem apenas 6.5 metros e o maior perto de 15 metros.
De acordo com António Guimarães Lobato, o Chairman da Regata, as condições de mar são nesta altura do ano muito favoráveis. Ainda assim, ao longo do percurso pelo oceano poderá haver lugar para algum surf sempre que a ondulação ultrapasse os três metros de altura. Dependendo das condições do mar e dos ventos, as primeiras equipas atingiram o Caniçal desde o dia 2 de Agosto.
O Atlantic Meeting é uma iniciativa da Associação Naval de Lisboa, contando com o apoio da Administração do Porto de Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa, Comissão das Comemorações dos 500 anos da elevação do Funchal a cidade, Instituto do Vinho da Madeira, Hotéis D. Pedro, Quinta do Lorde e Transinsular.