Noites no Observatório

0

No próximo dia 31 de Março de 2012, o Observatório Astronómico de Lisboa realizará mais uma sessão de as “Noites no Observatório”.
Esta iniciativa, de frequência mensal, decorrerá ao longo do ano de 2012 e tem como primo objetivo proporcionar ao público um contacto próximo com a Astronomia e dar a conhecer o riquíssimo património histórico, arquitetural e instrumental, da Astronomia portuguesa e mundial nos séculos XIX e XX. Em cada sessão de “Noites no Observatório” realizar-se-ão:
– Visita guiada ao edifício museológico do Observatório
– Palestra de divulgação (com tema a anunciar a cada sessão)
– Observações com telescópio
As observações decorrerão em contínuo ao longo da noite e estão sujeitas às condições meteorológicas.
Independentemente destas, a palestra e visita serão sempre realizadas e têm cada uma, respetivamente, uma duração aproximada de 60 minutos. A sessão de dia 31 de Março terá início às 20:15 com a visita guiada ao OAL, seguida da palestra às 21:30.
A palestra estará subordinada ao tema “Os Planetas Terrestres do Sistema Solar”, proferida por Doutor Javier Peralta do Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa.
Os Planetas Terrestres do Sistema Solar
Será possível que, no mesmo dia, haja duas manhãs ou que o Sol nasça a Oeste e se ponha a Este? Como é que são a chuva e a neve nos outros planetas? Será que o horizonte pode estar no sentido contrário ao que vemos na Terra? Como é a nossa voz em Marte? Os planetas terrestres do Sistema Solar mostram-nos uma tal variedade de mundos, que estamos continuamente a alterar a nossa ideia de como um planeta deve ser! Porque não olhar para as notícias mais frescas e engraçadas de Mercúrio, Vénus e Marte, trazidas pelos corajosos jornalistas robóticos que estão a explorar esses mundos?
Aconselha-se o uso de roupa confortável e quente, visto que as observações têm lugar no exterior.
O acesso à atividade é livre mas carece de uma inscrição prévia pois, por motivos logísticos, existe um número máximo de participantes.
Embora a atividade seja gratuita, é possível que o Instituto Superior de Agronomia cobre uma taxa de acesso aos veículos automóveis (1,5 EUR). O acesso ao OAL faz-se pelo portão da Calçada da Tapada, em frente ao Instituto Superior de Agronomia.
Devido à crescente procura das nossas atividades e ao facto de existirem desistências sem aviso prévio, será solicitada por email a confirmação das inscrições. A ausência de resposta (48 horas após a receção do pedido de confirmação) será tomada como uma desistência, sendo cancelada a inscrição. Por este motivo solicitamos que esteja atento à sua caixa de correio eletrónico no início da semana de 25 de Março, ou antes, caso o número de vagas seja preenchido na totalidade até à data referida.
A inscrição é efetuada online na seguinte página:
http://www.oal.ul.pt/index.php?link=actividadesOAL&curso=0
Como existe um número máximo de participantes, se após a inscrição verificar que não lhe é possível comparecer, por favor anule a inscrição na seguinte página:
http://www.oal.ul.pt/index.php?link=actividadesOAL_anul
A entrada na Tapada da Ajuda faz-se pelo portão da Calçada da Tapada, em frente ao Instituto Superior de Agronomia.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta