As águas começam a agitar-se quando faltam menos de um mês para o início da Cascais RC44 Cup 2012, segunda etapa do circuito mundial de RC44. Este é o primeiro grande evento do ano com organização do Clube Naval de Cascais e o apoio da Câmara Municipal de Cascais.
Depois de uma primeira etapa muito disputada em Lanzarote (RC44 Puerto Calero Cup), que terminou com o triunfo dos britânicos do Team Aqua, tanto em regatas de frota como em match racing, a frota de 14 barcos ruma agora a Cascais.
Alguns dos velejadores mais famosos do planeta como o neozelandês Russell Coutts, o italiano Vasco Vascotto, o sueco Torbjorn Tornqvist ou o francês Mathieu Richard competem em águas cascalenses, entre 28 de Março e 1 de Abril, naquele que é considerado um dos melhores campos de regata do mundo.
Além de uma frota competitiva e com muitas estrelas, a Cascais RC44 Cup 2012 tem o aliciante extra de contar com três portugueses. Nuno Barreto, medalhado olímpico de Atlanta 96, e Gilberto Conde estão a bordo do austríaco AEZ, que foi 5º nas regatas de frota e 8º em match racing, na primeira etapa realizada em Lanzarote. Diogo Cayolla, que conta no currículo com três participações em Jogos Olímpicos, faz parte da tripulação dos italianos do AFX Capital Racing (11º em frota e 14º em match racing na prova inaugural do circuito mundial 2012).
Portugal tem ligações históricas aos RC44. Em 2007, disputou-se em águas nacionais uma prova de um circuito que dava os primeiros passos e procurava afirmar-se no seio da Vela mundial.
Um ano depois, Patrick Monteiro de Barros, no Banco Espírito Santo, fazia história ao tornar-se no primeiro português a vencer um Circuito Mundial, triunfando nas regatas de frota.
CASCAIS RC44 CUP 2012
0
Partilhe