Participações dos guardas da Junta Autónoma da Ria e Barra de Aveiro e avulsos

0

A 10 de Março, pelas 16:00, vai proceder-se, no Museu da Cidade de Aveiro, à inauguração da exposição “PASTA 76 e 76-A – Participações dos guardas da Junta Autónoma da Ria e Barra de Aveiro e avulsos – 1925-1949”.Na ocasião será assinado um Acordo de Parceria entre a Administração do Porto de Aveiro e o Museu da Cidade de Aveiro, entidades que há anos vêm mantendo profícua colaboração.
A exposição, de natureza documental, é composta por documentos constantes da “Pasta 76 e 76-A”, uma das muitas pastas existentes no Arquivo histórico Documental da APA (AHDAPA) e que se encontram a ser digitalizadas.
A exposição, de natureza documental, é composta por documentos constantes da “Pasta 76 e 76-A”, uma das muitas pastas existentes no Arquivo histórico Documental da APA (AHDAPA) e que se encontram a ser digitalizadas.
Sob a epígrafe “PARTICIPAÇÕES”, a pasta 76 e 76-A compreende 28 processos, para um total que ultrapassa o meio milhar de páginas, reportando ao período compreendido entre 4 de Novembro de 1925 e 5 de Junho de 1950.
Arquiva, essencialmente, a correspondência entre os guardas da Junta Autónoma da Ria e Barra de Aveiro (J.A.R.B.A.) e a direção da Junta, presidida por um Engenheiro-Director. Há ainda troca de correspondência entre a direção da J.A.R.B.A. e entidades oficiais (Direção-Geral dos Serviços Hidráulicos, Capitania do Porto de Aveiro, Ministério Público, Governo Civil de Aveiro, entre outros).
A exposição resulta de um segundo processo de digitalização documentos existentes no Arquivo histórico Documental da APA, processo iniciado em Janeiro de 2012 pelo Porto de Aveiro com o Alto Patrocínio da Comunidade Portuária de Aveiro.
Este processo surge na sequência dos resultados positivos obtidos com a preservação, digitalização, catalogação e inventariação de milhares de documentos do AHDAPA, aquando do bicentenário da abertura da Barra de Aveiro, em 2008.
Mais alguns milhares de documentos estão a ser digitalizados, tendo em vista não só a sua preservação, como também a ulterior disponibilização aos cidadãos. Tal acontecerá, como tem sido prática da empresa, através da cedência direta de documentos aos interessados, publicação na web ou organizando exposições em espaços adequados.
A exposição “PASTA 76 e 76-A – Participações dos guardas da Junta Autónoma da Ria e Barra de Aveiro e avulsos – 1925-1949” revela uma parte do valioso espólio agora objeto de tratamento.
Patente até 25 de Março, com o seguinte horário:
Terça a sexta 9h30-12h30 e 14h-18h / Sábado e Domingo – 14h-18h [encerra à segunda-feira]

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta