João Rodrigues encerrou a participação portuguesa nos Campeonatos do Mundo de Classes Olímpicas, que decorreram em Perth, Austrália. O veterano madeirense foi 10º classificado na Regata das Medalhas de RS:X e finalizou a prova na 10ª posição.
Atingi o objectivo a que me tinha proposto que era qualificar Portugal para os Jogos Olímpicos, afirma João Rodrigues.
Sobre a sua sexta presença em Jogos Olímpicos, o velejador madeirense refere: Sinto-me extremamente orgulhoso por representar Portugal por seis vezes em olimpíadas. Nunca foi um objectivo mas é evidente que é muito importante.
Campeão do Mundo e da Europa, João Rodrigues ainda não conquistou uma medalha em Jogos Olímpicos: Há mais vida além da medalha. É evidente que quanto melhor for o resultado mais repercussão existe. No entanto, uma sexta participação é gratificante e é, de certa forma, um prémio para o trabalho que tenho desenvolvido, conclui Rodrigues.
Com Portugal a conseguir o apuramento em seis das oito classes presentes, o balanço da participação nacional é excelente, como reconhece José Manuel Leandro, Presidente da Federação Portuguesa de Vela: Em primeiro lugar quero congratular todos os velejadores que estiveram na Austrália. Todos se esforçaram e contribuíram para que esta participação se saldasse em sucesso absoluto. É bom para o país, para a vela e para o desporto português. As qualificações conseguidas para os Jogos Olímpicos de Londres são, igualmente, um incentivo para que todos os agentes da modalidade se esforcem ainda mais. Esperamos agora que os apoios sejam consentâneos com os excelentes resultados obtidos pela selecção nacional, conclui o responsável máximo federativo.
Nos Campeonatos do Mundo de Classes Olímpicas, além dos títulos, estiveram em discussão setenta e cinco por cento das vagas nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 (nestes mundiais garantia-se apenas o apuramento do país para as olimpíadas, a definição dos representantes será feita à posteriori). Portugal esteve representado em 8 classes. No total, participam mais de 1100 velejadores de 79 nações.
A segunda oportunidade de apuramento do país para os Jogos Olímpicos de Londres será feita nos mundiais 2012. O apuramento dos representantes portugueses será feito pelo conjunto de resultados alcançados no Troféu Princesa Sofia, em Palma de Maiorca e na Delta Lloyd Regatta, em Medemblik, na Holanda. Recorde-se que no Programa Olímpico de Vela apenas é permitido um velejador ou dupla, por país e por classe.
João Rodrigues termina mundial na 10ª posição
0
Partilhe