Grande jornada da vela ligeira no Troféu Milaneza

0

Realizou-se em Leixões, nos passados dias 5 e 6 de Novembro e com organização do Clube de Vela Atlântico e apoio da Cerealis, o Troféu Milaneza destinado às Classes mais representativas de vela ligeira. Cem barcos participaram nesta regata em representação dos mais importantes clubes da região Norte, centro e até velejadores dos Açores para além de uma tripulação da Galiza mais propriamente da Corunha. As condições climatéricas foram bastante exigentes, no primeiro dia com forte ondulação aliado ao vento do quadrante norte com mais de 20 nós e no segundo dia, já com menor intensidade mas também com muito mar e vento. No sábado apenas as Classes Laser e Optimist tiveram condições de segurança suficientes para realizar regatas
Na Classe Optimist, a mais participada com 70 barcos, Francisco Maia do Clube de Vela Atlântico foi o mais forte vencendo 3 das cinco regatas realizadas, superiorizando-se no final à velejadora do Sport Francisca Pinho e à Mafalda Pires de Lima do CVA no segundo e terceiro lugar respectivamente. Destaque ainda para outros velejadores da equipa da “casa” que colocou ainda outros velejadores nos primeiros lugares nomeadamente Rui Oliveira e Diogo Costa em 4º e 5º lugar respectivamente para além dos anteriormente referidos.
No Grupo B o vencedor foi o Manuel Machado do Sport Algés e Dafundo com Bernardo Araújo do Clube de Vela Atlântico em segundo e Tomás Carreira do Clube de Vela do Barreiro em terceiro lugar. Nos Iniciados a vitória foi o para o Tomás Matos do Sharpie Club com Afonso Albuquerque do Vela Atlântico em segundo lugar e Marta Amador do Clube de Vela da Costa Nova no terceiro posto.
Na Classe 420 a vitória sorriu a uma equipa da casa com Joana Azevedo e Catarina Evangelista a vencerem categoricamente a geral. A dupla campeã nacional júnior Gonçalo Pinho e Miguel Hipólito ficou em segundo lugar e Marta Paquete e Mariana Almeida também do Sport, no último lugar do pódio.
Nos Laser a vitória foi para Serafim Gonçalves do Naval Povoense / Delta cafés em Standard, para José Jervell do Clube de Vela Atlântico – Auto Sueco na Classe Radial e para o David Petiz do Naval de Leça na Classe 4.7. Por ultimo na Classe Snipe a vitória foi para a dupla Tiago Roquette com o galego Alfonso Ozores à proa.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta