Começou da melhor maneira a prestação do velejador madeirense João Rodrigues na Semana Internacional de Cascais, ao concluir o primeiro dia de regatas na terceira posição.
No primeiro dia disputaram-se três regatas, com João Rodrigues a alcançar o segundo lugar na primeira regata, logo atrás do campeão olímpico em título, Gal Fridman, de Israel.A primeira regata correu muito bem, afirmou o velejador, acrescentando que foi muito disputada, com os lugares a definirem-se mesmo perto da linha de chegada.
Se na primeira regata, com vento de 8 nós, tudo correu bem, já na segunda e terceira, com vento a soprar um pouco mais forte, na ordem dos 12 nós, João Rodrigues sentiu alguns problemas, o que se reflectiu, de certa forma, nos lugares alcançados, 5º e 7º, respectivamente.
O próprio velejador reconhece as dificuldades nestas duas regatas, sobretudo na última, ao afirmar que correu mal, pois senti problemas de velocidade e além disso fiz algumas opções erradas que se revelaram fatais.
A classificação é liderada pelo israelita Gal Fridman, com 8 pontos, seguido de Ivan Pastor, de Espanha, com 11 pontos, João Rodrigues na terceira posição com 14 pontos e o grego Kaklamanakis no quarto lugar com 15 pontos, e com Miguel Martinho, de Portugal, em quinto com 19 pontos.