Simulacro de combate à poluição do mar na Marina da Quinta do Lorde

0

Realizou-se hoje na Marina da Quinta do Lorde um exercício de Combate à Poluição do Mar por Hidrocarbonetos em cooperação com a Autoridade Marítima, o qual envolveu 25 pessoas das duas entidades e diversos meios de combate a derrame de hidrocarbonetos.
As operações iniciaram-se pelas 8h50 com o alerta de derrame na Marina da Quinta do Lorde dado ao Comando Local da Polícia Marítima e Capitania do Porto do Funchal, tendo o Capitão do Porto do Funchal decidido activar o 3º Grau do Plano mar Limpo (PML)*.
Logo após o alerta, a equipa da Marina da Quinta do Lorde iniciou as operações de contenção do derrame, colocando uma barreira de material absorvente junto à embarcação presumivelmente poluidora.
Em terra foi isolada a zona de acesso à Marina e garantido o espaço de circulação às viaturas e equipamento da Autoridade Marítima.
Após a chegada da Autoridade Marítima e da sua Brigada de Intervenção Rápida de Combate à poluição (BIRPOL) foram iniciadas as operações de contenção e concentração do poluente com uma barreira de porto de 40 metros e recolha do produto poluente da água com equipamento recuperador para reservatório em terra.
O exercício terminou pelas 13h00, tendo sido muito proveitoso para o treino cooperativo entre as equipas da marina da Quinta do Lorde e da Autoridade Marítima, bem como, permitirá retirar ensinamentos a aplicar em exercícios ou acções reais no futuro.
No final do exercício o Capitão do Porto do Funchal, Amaral Frazão, demonstrou o seu agrado pelo sucesso deste exercício de combate à poluição em Marinas na RAM, salientando a importância iniciativas no quadro das responsabilidades das entidades intervenientes.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta