Sábado, 16 de Abril 11:00 – 17:30 Local: Museu da Luz na Aldeia da Luz
Erguido no alto de uma escarpa em posição dominante sobre o rio Guadiana, cuja travessia vigiava, o Castelo da Lousa é na realidade uma villa fortificada, testemunho importante da presença romana na Península Ibérica datado entre o século I a.C. e o século I d.C.. Antes da submersão pela barragem de Alqueva [2002], e como medida de protecção e prevenção de impactes, o monumento foi coberto por uma “carapaça” de sacos de areia e de betão.
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios tem este ano o tema Água: cultura e património. Este é o mote para uma iniciativa inédita da EDIA_Museu da Luz. Pela primeira vez desde a submersão, o Castelo da Lousa vai ser objecto de um mergulho de profundidade para observação deste Monumento Nacional classificado em 1970.
Programa e Inscrições em: http://www.museudaluz.org.pt/index.htm?no=804000100116
Programa:
11h | Ponto de encontro no Museu da Luz.
11h30 | Mergulho de profundidade no Castelo da Lousa, por mergulhadores convidados e assistência limitada.
11h30 – 13h | Percurso de barco acompanhando os trabalhos de mergulho de observação do Castelo da Lousa e navegando sobre o lugar da aldeia submersa.
Mediante inscrição até ao dia 12 de Abril. Custo: 15 euros/ pessoa inscreva-se
16h | Apresentação dos resultados do mergulho, com visionamento das imagens subaquáticas captadas e de outros documentos visuais sobre o castelo da Lousa. Com a participação de:
▪ João Neves (equipa de mergulho)
▪ António Carlos Silva (arqueólogo, Direcção Regional de Cultura do Alentejo)
▪ Paulo Marques (arqueólogo, EDIA)
Assistência convidada e público geral – entrada livre. (Não necessita inscrição).