O Navio Hospital Gil Eannes que se encontra há treze anos atracado na antiga doca comercial de Viana do Castelo, servindo a comunidade como um espaço museológico, tem vindo a receber nos últimos anos várias ofertas que estão a ser integradas no espólio do navio.
As doações recebidas até ao momento são de âmbito hospitalar, náutico, literatura, fotografias e roupas quer de particulares quer de entidades que têm colaborado com a Fundação Gil Eannes.
Assim, é intenção da Fundação Gil Eannes expor esses materiais nos espaços do navio já restaurados ou outros que venham a ser reabilitados. No que diz respeito, a fotografias recebidas estão neste momento, a ser afixadas nos espaços de visita e integradas nas exposições temporárias que vão sendo realizadas ao longo do ano.
Recorde-se que o Navio Hospital que apoiou a frota bacalhoeira, nos mares da Terra Nova nas décadas de 50 a 70 regressou a Viana do Castelo em 1998, depois de ter estado abandonado e ter sido iniciado um processo de desmantelamento pelo sucateiro a quem foi vendido, muitos dos seus bens desapareceram ou foram destruídos.
Desde Agosto de 1998, data de abertura ao público, o Navio Museu já recebeu 525 973 visitantes e a Pousada de Juventude, desde Agosto de 2003, registou 31 933 dormidas.
Navio Gil Eannes enriquece espólio
0
Partilhe