I Congresso da ATVPOR

0

Decorreu no passado dia 8 de Dezembro no Auditório do Centro de Estágios de Desportistas, no Jamor, o I Congresso da Associação de Treinadores de Vela de Portugal (ATVPOR), associação essa que foi fundada no passado dia 4 de Novembro e que pretende representar os treinadores de vela em Portugal, e que tem os seguintes objectivos:
– Agrupar o maior número possível de treinadores de vela;
– Promover o aparecimento de novos treinadores;
– Valorizar e dignificar os treinadores existentes;
– Contribuir para o desenvolvimento da modalidade;
– Filiar-se e colaborar com associações congéneres nacionais e internacionais;
– Elaborar pareceres técnicos sobre a matéria regulamentar;
– Cooperar na regulamentação da actividade dos treinadores de vela.
No congresso estiveram presentes mais de duas dezenas de treinadores, bem como outros amantes da modalidade, e teve início pelas 10h e contou como primeiro prelector o Prof. José Curado da Confederação de Treinadores de Portugal, que apresentou uma palestra subordinada ao tema “Formação de Treinadores – Os grandes desafios.” Esta apresentação teve uma duração aproximada de 60 minutos e deu bastantes luzes e guide lines aos presentes sobre a arquitectura mundial da rede de treinadores, bem como as novas exigências, impostas pelo Instituto de Desporto de Portugal, sobre a formação, obtenção e validação da cédula de treinador.
O segundo interveniente foi o Prof. Duarte Araújo que nos interveio acerca do tema “Líder do treino, líder da profissão!”. Neste tema os presentes foram confrontados com as qualidades que devem estar presentes num treinador, com a importância da liderança, bem como o papel do treinador para os seus pupilos.
Finalmente o Prof. Luís Rocha interveio com uma palestra que teve como principal objectivo enquadrar o auditório no que concerne ao panorama internacional dos treinadores de vela, bem como no que respeita às possibilidades que estes poderão vir a ter no contexto internacional. O título desta intervenção foi “Os Treinadores de Vela e o Contexto Internacional”. O interlocutor aproveitou ainda o momento para lançar alguns desafios a esta nova Associação.
Decorreu ainda no I Congresso da ATVPOR a 1ª Assembleia Geral da ATVPOR, que teve como objectivos eleger os corpos sociais para a Associação, eleições essas que foram vencidas pela Lista A por unanimidade, que tinha na Direcção os membros da comissão instaladora desta Associação, que é agora presidida por Pedro Pinto.
Foi também colocada a votação da Assembleia Geral uma proposta da lista eleita para ser acrescentado nos estatutos da ATVPOR o seguinte ponto:
“Adoptar medidas específicas para promover o aumento do número de treinadoras de vela e melhorar o seu estatuto, bom como promover a igualdade de direitos.” Este ponto foi aprovado por unanimidade.
Foi também apresentado o Regulamento Geral da ATVPOR e posto a votação, tendo o mesmo sido aprovado por unanimidade.
Para encerrar os trabalhos foram discutidos, durante 30 minutos, vários assuntos de interesse para a Associação de Treinadores de Vela de Portugal.
Esta foi a primeira de muitas iniciativas da ATVPOR, que pretende levar a todos os seus associado um intercâmbio de conhecimento e experiências, bem como apostar na formação dos treinadores de vela em Portugal.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta