A PWA World Tour celebra o seu regresso a este lendário local pela segunda vez desde um interregno de alguns anos. Visto que o épico evento do ano passado foi um enorme sucesso com condições clássicas, vemos também o regresso da frota feminina à lindíssima Costa do Estoril. Nada mais do que 6 anteriores Campeões do Mundo de wavesailing estão presentes neste evento, assim como alguns dos mais esfomeados jovens talentos de elite. Ansiosos por estar no pódio estão os actuais campeões do mundo de wavesailing Kauli Seadi (BRA253 Quatro/Naish) e Daida Moreno (E-64, Mistral/ North Sails), assim como os antigos campeões do mundo Scott McKercher (KA-181, Starboard/ Severne), Josh Angulo (CV-1), Kevin Pritchard (US-3, Starboard/ MauiSails) e Karin Jaggi (Z-14, F2/ North Sails).
Mas os jovens talentos estão a exercer pressão nos nomes de top, com os competidores Espanhóis Victor Fernandez (E-42, Fanatic/ Simmer) e Alex Mussolini (E-30, JP/ Neil Pryde) a demonstrar o seu novo estilo em frente a atletas mais experientes. Também à espera duma oportunidade estão Boujamaa Guilloul (M-3, Starboard/ Severne) e o 3 vezes Campeão do Mundo de Freestyle, Ricardo Campello (V-111, JP/ Neil Pryde). Mas os competidores mais velhos também sabem aprender truques novos, como o veterano Nik Baker (K66, Mistral/ North) mostrou o ano passado com um 2º lugar no geral de wavesailing ao lado do vencedor do ano passado, Matt Pritchard (US 10 Tabou/ Gaastra) no Guincho.
Matt, duas vezes campeão do mundo de Super-X, encontrou condições semelhantes às suas nativas praias Californianas e ventos Santana, que, a juntar à experiência, se provaram decisivos na sua vitória contra Seadi. E partilhar esse 2º lugar no pódio com Baker estava o seu compatriota Robby Swift (K-89, JP/ Neil Pryde), que está a recuperar de uma lesão grave. Este será o primeiro evento do ano em que poderá provar ser uma grande ameaça, especialmente considerando o seu impressionante 4º lugar aqui no ano passado.
O top das senhoras vê um desafio baseado em especialistas baseadas em Maui starboard tack, Junko Nagoshi (J-11, F2/ Simmer) e Tiffany Ward (USA-69 Starboard). O seu estilo duro nas ondas providenciará uma grande ameaça às habituais senhoras no top Iballa Moreno (E-63, Mistral/ North Sails) e a sua irmã Daida.
As previsões meteorológicas para o início da semana não estão tão prometedoras como o próximo fim-de-semana, em que se espera óptimo vento e ondas. Até o vento aparecer, os competidores apreciam a lendária hospitalidade Portuguesa da região da Costa do Estoril, neste dramático local entre o Cabo da Roca, o ponto mais Oeste da Europa e o glamoroso Casino, parte do resort do Estoril.
Para acompanhar este evento visite www.pwaworldtour.com ou www.overpower.net