Peniche recebe a Exposição Celebração da Cultura Costeira, de 16 a 28 de Novembro de 2010. Esta exposição resulta de um projecto homónimo, promovido pela Mútua dos Pescadores ao abrigo do programa financeiro EEA Grants e com co-financiamento do Município de Sines. O CCC resultou de uma parceria com diversas entidades, portuguesas e internacionais, como associações e cooperativas, museus e universidades. No caso de Peniche, a ADEPE Associação para o Desenvolvimento de Peniche foi o parceiro privilegiado na mediação e aplicação do CCC no terreno concelhio.
O Projecto Celebração da Cultura Costeira, que se iniciou em 2007, tinha como objectivos fundamentais, segundo a coordenadora, Mª do Céu Baptista, a promoção da cultura marítima como factor de desenvolvimento integrado e sustentável, através da criação de novas ferramentas e metodologias de formação que levem à disponibilização pública de conhecimentos e dados (antigos e novos) sobre o património cultural material e imaterial das comunidades ribeirinhas.
No caso de Peniche, definiu-se como problemática a dignificação de uma cultura baseada num recurso marítimo a sardinha e actividades associadas, indústria conserveira, turismo e rendas de bilros, activando, assim, através de recursos como marcações GPS, entrevistas e trabalho de grupo e individual, uma herança cultural que se reflecte na actividade da construção naval, das redeiras e rendeiras de bilros, no associativismo, na pesca e artes de pesca, nas lojas e nas tradições.
Baseado numa metodologia participativa sustentada numa rede de inventariantes locais, o projecto foi avante, sendo agora apresentado ao público através de uma exposição itinerante.
Integrada nas comemorações do Mês do Mar, o Município de Peniche associou-se a esta iniciativa, acolhendo a Exposição Celebração da Cultura Costeira no Edifício Cultural da CMP desde do dia 16 de Novembro Dia Nacional do Mar.
Mês do Mar Celebração da Cultura Costeira
0
Partilhe