A Administração do Porto de Lisboa (APL) apresentou no mês de Agosto, a 2ª fase da requalificação que vai ser efectuada na zona da Doca de Pedrouços, numa cerimónia presidida pelo Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça, e que contou com a presença da presidente do Porto de Lisboa, Natércia Cabral do vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Manuel Salgado, do presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, e do promotor da Volvo Ocean Race, João Lagos.
Com um investimento de 10 milhões de euros, esta requalificação da responsabilidade da APL terá como objectivo a criação de uma futura marina, vocacionada especialmente para acolher grandes eventos náuticos.
O projecto relativo à Doca de Pedrouços prevê intervenções na área marítima e em terra que resultarão na recuperação dos molhes e muros da Doca, na construção de uma estrutura de abrigo, na remodelação das infra-estruturas gerais de abastecimento de água, esgotos e energia e na instalação de equipamento de acolhimento de embarcações e tripulações para eventos náuticos, designadamente passadiços para 12 embarcações de competição e embarcações de apoio; e, em terra, na demolição de algumas construções existentes e limpeza e infra-estruturação. A conclusão da obra está prevista para Janeiro de 2012.
Na estreia desta nova infra-estrutura náutica irá estar a Volvo Ocean Race, o primeiro destes grandes eventos náuticos que será já em 2012. Esta regata ocorre de quatro em quatro anos, tem a duração de nove meses, inclui a passagem por 10 portos e tem uma extensão de 66 mil quilómetros. Nesta próxima edição, Lisboa será a única capital europeia a acolher a passagem da regata, o que lhe irá conferir responsabilidade e protagonismo a nível europeu e mundial.
De referir que o Conselho de Ministros aprovou, ontem, quinta-feira, a resolução que declara o interesse público nacional da área de Pedrouços para efeitos da Volvo Ocean Race.
A realização no nosso país desta regata oceânica acelerou a necessidade de reconverter a zona da Doca de Pedrouços, actualmente desqualificada, gerando um efeito de requalificação urbana que perdurará para além da realização do evento.
Infra-Estruturas: APL – 2ª fase da Requalificação da Zona da Doca de Pedrouços
0
Partilhe