Arranca a 2.ª edição da maior exposição de escultura ao ar livre do país
De 11 de Setembro a 10 de Outubro, a Câmara Municipal de Cascais (CMC), a Agência Cascais Atlântico e a Fundação D. Luís I promovem a 2.ª Edição do Concurso / Exposição Artemar Estoril, o maior evento de escultura ao ar livre do país. A mostra terá lugar ao longo dos dois quilómetros do Passeio Marítimo da Costa do Estoril, entre a praia das Moitas e a praia da Poça, proporcionando aos visitantes um cenário único de ligação entre a Arte e o Mar. Para Carlos Carreiras, Presidente da Cascais Atlântico e Vice-presidente da CMC, a segunda edição deste concurso / exposição é uma oportunidade única para os artistas do Concelho – e do país – expressarem as suas preocupações em relação à poluição marinha e às suas consequências, sensibilizando, paralelamente, a opinião pública para estas questões. Cascais, marca mais uma vez uma posição inovadora na forma como aborda temáticas fulcrais para a valorização e preservação ambiental e para a relevância estratégica do Mar a nível local e nacional.
O Artemar Estoril é uma iniciativa que visa distinguir obras de elevada qualidade estética e forte mensagem ecológica, elaboradas com materiais retirados do Mar ou em que este esteja simbolicamente representado. Visa desenvolver a região do Estoril, através da dinamização do Passeio Marítimo e das praias do Concelho de Cascais, sensibilizar os munícipes e visitantes para as questões ambientais relacionadas com o Mar e promover a protecção dos recursos marítimos. Paralelamente, os organizadores visam instituir um Prémio de Excelência que se torne uma referência internacional no plano cultural e fomentar um Programa Educacional Ambiental dirigido aos jovens.
Em exposição estarão as 15 obras finalistas que se apresentaram a concurso, da autoria de António Nóbrega, Carole Purnelle e Nuno Maya, Jesús Lizaso González,
João Lino, João Pereira Dias, Lavezzari e Santos, Luís Queimadela, Manuela Pacheco, Marina Carvalho, Peter Gilbert, Rui Filipe Monteiro Miragaia, Teresa Martins,
Teresa Sofia Paulino, Tiago Oliveira e Uros Uscebrka.
A selecção dos trabalhos foi feita por uma comissão, composta pela Comissária do evento, Luísa Soares de Oliveira, e representantes da CMC, Fundação D. Luís I e Cascais Atlântico.
No final da exposição, a Comissão irá eleger o vencedor do Prémio Artemar Estoril 2010, que receberá 15 mil euros. A obra eleita passará a ser propriedade da CMC, de acordo com regulamento, e será instalada num futuro parque verde de Cascais.
Também o público poderá eleger a sua obra preferida, através de um sistema de votação no site www.cascaisatlantico.org, disponível a partir de 11 de Setembro. O trabalho mais votado irá receber o Prémio do Público, no valor de 5 mil euros.
A sede da exposição ficará na Piscina Oceânica de Cascais, junto à praia das Moitas, e permanecerá aberta todos os dias da semana. Irá disponibilizar aos visitantes uma área de informações, um quiosque multimédia para votação do público e local para realização do Programa Educacional Ambiental dirigido aos mais novos.