Circuito Audi MedCup: Déjà vu” em Marselha

0

Quando o Troféu de Marselha tiver início a 16 de Junho será o terceiro ano consecutivo o Circuito Audi MedCup passa pelas históricas águas desta jóia do Mediterrâneo. Emirates Team New Zealand (TP52 Series) e Puerto Calero (GP42 Series) são os líderes depois de disputada a primeira etapa. Mais uma vez, a acção terá transmissão directa em www.medcup.org Depois da primeira prova de 2010, o Troféu de Portugal Cascais, ter sido disputada em mar desconhecido para o Circuito, as Rades de Marselha são bem conhecidas dos velejadores da Audi MedCup. O ano passado, foi em águas francesas que o Emirates Team New Zealand (NZL) deu início ao seu ciclo de cinco triunfos consecutivos em etapas. Será que a tripulação Kiwi estará pronta – depois de ter de recuperar para vencer uma prova de match racing na Sardenha – e irá completar o círculo e conseguir ganhar o Troféu de Marselha? Ou outra equipa será capaz de terminar com o monopólio dos neozelandeses?
A regularidade tem sido a chave do sucesso kiwi. Enquanto, os neozelandeses minimizaram as mudanças na tripulação, vários dos adversários chegam com algumas mudanças substanciais. O Matador (ARG) dá as boas-vindas a Vasco Vascotto (ITA) que será o estratega e vai complementar o talento do táctico Francesco Bruni (ITA). “Para Marselha espero vento”, afirma Vascotto “Depois, espero começar esta nova aventura da melhor forma possível. Queremos ter uma performance mais conseguida, vou tentar ajudar a equipa dando o melhor que sei. Porém, estou consciente, que temos uma época inteira para ir melhorando. O objectivo é mostrar que podemos fazer bem neste Circuito e ter o prazer de somar algumas vitórias em regatas.”
O duas vezes medalhado Santiago Lange (ARG), que trabalha com os designers da Juan K Yacht Design, responsável pelo TeamOrigin 1851, junta-se à equipa britânica que recentemente nomeou Grant Simmer (AUS) como director da equipa. Diz-se que o TeamOrigin terá retirado as asas da quilha que causaram alguns problemas em Portugal.
Em Marselha, os italianos do Luna Rossa (ITA) terão ao leme Lorenzo Bressani (ITA), o antigo campeão do Mundo e da Europa de Melges 24, numa tentativa de melhorar a fraca performance de Cascais (9º).
Cascais provou, de forma incontestável, que o nível da frota de TP52 aumentou, que são poucas as diferenças entre os barcos de topo e que mesmo os mais antigos podem imiscuir-se na luta. O Cristabella (GBR) liderou a classificação geral e o Bigamist 7 (POR) venceu uma regata.
Em Marselha, a esperança dos franceses reside nos franco-alemães do AUDI A1 powered by ALL4ONE, de Jochen Schuemann (quatro vezes medalhado olímpico), e que terá ao leme o match racer gaulês, Seb Col. Em Cascais terminaram num excelente segundo lugar da geral.
Philippe Mourniac (FRA) navegador do Audi A1 powered by ALL4ONE: “O nosso objectivo em Marselha não é diferente do de Cascais. A meta era ter um TP52 no Circuito e está atingida. Agora, queremos crescer de forma gradual e sabemos que o barco é competitivo e podemos alcançar bons resultados. Pelo que fizemos em Cascais temos potencial mas não significa que terminemos no pódio em Marselha. Em França, se terminarmos no meio da tabela também não quer dizer que piorámos em relação ao Troféu de Portugal.”

Mudanças também nas GP42 Series
As GP42 Series também competem em Marselha, com as equipas a fazerem reparações e algumas mudanças nas tripulações estando prontas para a batalha. O Peninsula Petroleum (GBR) consertou o topo do mastro, que tinha partido no último dia em Cascais e, de acordo com o táctico Iñaki Castañer, não há mudanças na equipa mas estão prontos para alcançar bons resultados, depois do azar em Portugal
O Puerto Calero (ESP), vencedor do Troféu de Portugal, está de volta mas com uma nova retranca, dado que a anterior ficou danificada no transporte de cargueiro. O leme José Maria Ponce (ESP) comunicou também que Federico Morales e Leonardo Armas estão de regresso à tripulação.
Outra mudança na equipa acontece no AIRISESSENTIAL (ITA), com o armador Roberto Monti (ITA) a afirmar que Roberto Benamati (ITA) será o táctico neste evento substituindo Gabriele Bruni (ITA).

À margem das regatas
Marselha tem, desde sempre, uma grande ligação ao Circuito Audi MedCup. As frotas das TP52 Series e das GP42 Series ficam amarradas a poucos metros do edifício da Câmara Municipal, mesmo no coração do Vieux Port. É habitual ver-se pela manhã tripulantes a prepararem spinnakers nos degraus de entrada da autarquia.
A nova e alargada Village Pública da Audi MedCup abre Sábado, 12 de Junho, com as frotas a serem alinhadas, de forma, a que todos possam ver de perto os barcos e conversarem com os velejadores. Entre as atracções interactivas estão os jogos de condução da Audi, competições de “moinho de café” e jogos e actividades para os jovens visitantes.
A Audi MedCup TV provou ser um sucesso enorme em Cascais, e todas as regatas serão transmitidas em directo em www.medcup.org com comentários. A primeira transmissão terá início um pouco antes da primeira regata das TP52 Series, às 11:50 (hora portuguesa) na Quarta-feira, 16 Junho.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta