A Associação dos Oficiais da Reserva Naval (AORN), em parceria com a Câmara Municipal de Cascais e a Agência Cascais Atlântico, promove, no dia 24 de Março, a partir das 10 horas, no Hotel Cascais Miragem, as As Jornadas para o Futuro, uma conferência que encerra o ciclo de conferências das Jornadas de Economia do Mar – Um Hypercluster para o Futuro.Com este encontro, os promotores esperam continuar a fomentar o diálogo entre os principais sectores nacionais ligados à Economia do mar, como investigadores, empresários e sociedade civil, mobilizando-as no sentido de se organizarem em Hypercluster, contribuindo para que o Mar entre definitivamente nas opções estratégicas nacionais e, portanto, para o desenvolvimento da economia de Portugal e de Cascais.
Para Carlos Carreiras, presidente da Cascais Atlântico e vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, integrada na nossa estratégia de glocalização, esta iniciativa vem contribuir para o posicionamento do mar como recurso estratégico do nosso concelho e factor determinante para o desenvolvimento económico nacional, congregando as opiniões e esforços dos seus principais intervenientes no sentido de tornar o nosso País numa referência nesta matéria.
A conferência contará com três oradores da AORN:
Prof. Ernâni Lopes, Presidente da Assembleia Geral, que fará uma intervenção sobre O Hypercluster Do conceito à realização.
Comandante Joaquim Moreira, Presidente da Direcção que exporá a temática do evento As Jornadas da Economia do Mar.
E o Almirante Nuno Vieira Matias, Presidente do GIENO (Gabinete para a Implementação de uma Estratégia Nacional para os Oceanos), cuja exposição será subordinada ao tema A proclamação de Cascais.
Estas jornadas contarão, ainda, com as intervenções do Vice-chefe do Estado Maior da Armada, Contra-Almirante José Joaquim Conde Baguinho (em representação do Chefe do Estado Maior da Armada) e do Responsável pela Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar, Prof. Manuel Pinto de Abreu (em representação do Secretário de Estado da Defesa e dos Assuntos do Mar).
As Jornadas para o Futuro encerram também um ciclo de estudos sobre o mar em que a Cascais Atlântico esteve empenhada. Neste âmbito, a Agência realizou, no passado mês de Setembro, o Seminário Hypercluster do Mar Que Futuro, em que foi apresentado um estudo, sobre o assunto, elaborado pelo Prof. Dr. Ernâni Lopes, Presidente da SAER (Sociedade de Avaliação Estratégica e Análise de Risco), cujo objectivo é tornar Portugal, no século XXI, num interlocutor efectivo e inovador na economia global do mar, abordado como um domínio estratégico e impulsionador do desenvolvimento de Portugal.
Inscrições em www.cascaisatlantico.org.
ECONOMIA: Jornadas sobre o futuro da economia do mar em Cascais
0
Partilhe