O Porto de Setúbal tem vindo a recuperar durante o ano de 2009. Depois de alguma quebra no início do ano, a movimentação de mercadorias tem aumentado de forma significativa. Com uma recuperação de 9,2% no terceiro trimestre, as perspectivas para o último trimestre também são animadoras, podendo finalizar o ano com valores muito semelhantes a 2008.São resultados acima da média do sistema portuário nacional, segundo dados do INE – Instituto Nacional de Estatística do terceiro trimestre de 2009.
O porto de Setúbal movimentou no 3º Trimestre de 2009, mais de 1, 5 milhões de toneladas, representando, em comparação com o mesmo período de 2008, uma variação positiva de 11,2%. Por modo de acondicionamento destacam-se pela positiva, a carga contentorizada com um incremento de 42%, os graneis sólidos com um incremento de 27% e a carga geral fraccionada com um incremento de 8%.
As mercadorias que registaram um maior aumento foram: Clinquer (+163%); Produtos Agrícolas (+128%); Madeiras (+100%) e Produtos Metalúrgicos (+6%). Os terminais com maior variação positiva foram os da Sadoport (+207%) e Termitrena (+65%).
No conjunto, são resultados que poderão reflectir o início da recuperação da crise, dando indicadores positivos para o futuro do Porto de Setúbal.
INFRA-ESTRUTURAS: Porto de Setúbal recupera acima da média
0
Partilhe