Tem lugar a 3 de Dezembro, um exercício de combate à poluição marinha acidental, que decorrerá na foz do rio Arade, no espaço de jurisdição da Capitania do Porto de Portimão, ao abrigo do Plano Mar Limpo.São objectivos do exercício, designado Arade 2009, instruir e integrar novos elementos nas equipas de intervenção e treinar a equipa local da Capitania do Porto de Portimão, que promove esta acção para garantir a existência de unidades prontas a actuar em caso de incidente de poluição, testando também a operacionalidade dos equipamentos num cenário mais real.
Em colaboração com a Universidade do Algarve Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente, vão assistir ao exercício alunos da disciplina de Técnicas de Intervenção Ambiental, para que tenham uma noção dos meios e procedimentos utilizados.
O exercício terá como cenário um derrame de hidrocarbonetos no mar, que atinge a zona da Praia da Rocha. Para protecção do estuário do Arade, vão ser montados dois pontos de recolha de hidrocarbonetos, sendo um na praia de Ferragudo, e outro a partir das instalações do Ponto de Apoio Naval de Portimão.
Em simultâneo, decorrerão operações simuladas de limpeza na praia virada para o mar por equipas de pessoal voluntário, coordenadas por elementos da equipa externa.
Para além de diversas viaturas, estarão envolvidas algumas embarcações da Capitania do Porto de Portimão, capacitadas para operar em águas pouco profundas, assim como cerca de 30 homens.
AMBIENTE: Exercício de combate à poluição no rio Arade
0
Partilhe