A Câmara Municipal de Cascais e a Agência Municipal Cascais Atlântico celebram o Dia Nacional do Mar (16 de Novembro) com a abertura da exposição Geologia da Pedra do Sal, no Centro de Interpretação da Pedra do Sal (CIAPS). A exposição será dedicada aos últimos 150 milhões de anos da história geológica do litoral do concelho de Cascais e da Península de Lisboa, e será complementada, nos dias seguintes, por mais eventos associados ao mar. Organizada com o apoio do Professor Miguel Magalhães Ramalho, do Museu Geológico, e da Divisão do Litoral da Câmara Municipal de Cascais (CMC), esta exposição permite conhecer a evolução da costa do concelho e compreender melhor as suas características actuais.
Para Carlos Carreiras, presidente da Cascais Atlântico e vice-presidente da CMC, Esta é uma oportunidade para os munícipes de Cascais conhecerem melhor o território em que habitam, numa espécie de viagem no tempo em que se observa a evolução das linhas de costa e também mais um elemento pedagógico colocado à disposição dos professores e alunos das nossas escolas. E acrescenta: Com esta iniciativa e outras que vamos realizar para assinalar o Dia Nacional do Mar, pretendemos sensibilizar a população em geral e as autoridades competentes para a importância estratégica da absoluta necessidade de preservar a nossa costa.
A exposição é constituída por painéis informativos que mostram a história da formação da Terra até ao surgimento da formação geológica da Pedra do Sal, organizados de acordo com os vários períodos de formação do nosso planeta. Os visitantes poderão, ainda, realizar gratuitamente percursos a vários troços costeiros entre o CIAPS e a Praia da Parede, dirigidos a grupos escolares e asseguradas por técnicos do Centro.
Depois da visita à exposição e aos troços previstos, os alunos deverão ser capazes de identificar os continentes que se formaram, bem como os climas, a fauna e a flora que se tornaram característicos desta zona através da reconstituição das várias geografias (Paleogeografia) que foi apresentando ao longo do tempo.
Dia 18 de Novembro, ainda para assinalar o Dia Nacional do Mar e no âmbito do projecto Este Mar, da Escola Secundária de Carcavelos, decorrerá a conferência A Bordo do Gago Coutinho, no Museu do Mar Rei D. Carlos I, que abordará a experiência da professora Helena Matias a bordo do navio Gago Coutinho, afecto à iniciativa de Extensão da Plataforma Continental.
No dia 20 de Novembro, a Cascais Atlântico acompanhará uma saída de campo da Universidade Aberta à Zona de Interesse Biofísico das Avencas (ZIBA), que incluirá, entre outras actividades, a recolha de espécies para identificação em laboratório, com o objectivo de divulgar as suas características únicas e o interesse de conservação desta área.
Para dia 21 de Novembro está reservada uma largada de barcos ecológicos construídos pelos alunos da Escola Secundária de Carcavelos, na praia da Duquesa, em Cascais. Os barcos são feitos em materiais não agressivos para o ambiente e sem plástico, velas, cabos ou motor. Cada um leva uma mensagem com o contacto dos autores, para que sejam devolvidos se forem encontrados.
Durante a semana serão ainda apresentados, no Oceanário de Lisboa, os trabalhos realizados pelos alunos da Escola 2,3 da Galiza e do Colégio Marista de Carcavelos, no âmbito do projecto-piloto Kit do Mar 2008/2009 e mais duas saídas de campo à ZIBA, no âmbito da edição 2009/2010 deste projecto.