A EMAC Empresa de Ambiente de Cascais, E.M., S.A., acaba de reforçar o seu leque de meios humanos e materiais para intervenção nas praias, com o objectivo de melhorar a qualidade das zonas balneares do concelho. Até ao fim do Verão, a empresa está a potenciar todos estes recursos, através de um conjunto de acções no quadro da sua estratégia, visando satisfazer as necessidades dos utilizadores das praias e dos munícipes.
Uma das intervenções traduziu-se na instalação de 320 novos equipamentos para a recolha de resíduos nas praias as binas. Trata-se de um equipamento em polietileno de alta densidade, com uma tampa redonda e abertura central de 24 centímetros. Além de um design atraente, as binas têm uma capacidade de 165 litros por unidade.
Na manutenção e despejo das papeleiras e ecoboxes, a EMAC vai utilizar dois novos veículos, cem por cento eléctricos, com capacidade para carga até 650 Kg. Totalmente ecológicas – não poluentes, silenciosas e pequenas estas viaturas são próprias para circular em zonas de intenso tráfego pedonal, como o paredão de Cascais e o centro da vila.
Também as ecoboxes que servem para deposição diferenciada de resíduos (papel/cartão, vidro, embalagens/PLA/metal e lixo), com capacidade para cerca de 400 litros foram substituídas, na íntegra, em locais estratégicos e aos quais é difícil aceder com viaturas de recolha. Agora, os responsáveis de bares e restaurantes detêm uma chave própria para acederem a estes equipamentos.
No quadro das suas mais recentes competências em matéria de Espaços Públicos Verdes Urbanos, a EMAC continua empenhada a requalificar e a criar espaços verdes na faixa litoral com o objectivo de criar áreas agradáveis, frescas e envolventes, aumentando a comodidade dos visitantes e utilizadores das praias do concelho.
Como habitualmente, a EMAC procede à desinfecção das areias, durante a época balnear, com uma solução de comprovada eficácia, de forma a garantir as melhores condições de higiene a todos aqueles que procuram as praias de Cascais. Esta acção, sob tutela directa da EMAC, é efectuada pela empresa Areimar e a monitorização das análises é da responsabilidade da ADEIM Faculdade de Farmácia.
AMBIENTE: EMAC atenta às praias de cascais
0
Partilhe