DESPORTO – Estaleiros “DELMAR CONDE” preparam Veleiro ROFF/ TMN

0

É nas mãos de dois experientes irmãos, responsáveis pelo estaleiro Delmar Conde na Gafanha de Encarnação, que o Pogo 2, o veleiro ROFF / TMN de Francisco Lobato, se encontra em preparação para a mítica Transat 6,50 que liga a vila francesa de Charente-Maritime à Baía no Brasil, com escala na Madeira.
Nos Estaleiros Delmar Conde, a atenção sobre o veleiro é intensa para que o velejador solitário Francisco Lobato consiga atingir os seus ambiciosos objectivos para a Transat, a prova que nunca nenhum outro português cumpriu.
Segundo Renato Conde, um dos irmãos e Administrador do Estaleiro, a preparação do barco está a correr muito bem.
“Era para ir amanhã para a água mas tinha os lemes danificados e então decidimos proceder a um reforço integral dos três lemes – só para isso são quatro dias. Procedemos a um trabalho de fundo – reforçámos o interior dos lemes com alumínio que é dez vezes mais forte que o material que tinha”, explica o especialista também ele um “homem” da vela desde miúdo.
Renato Conde assegura: “O barco está preparado para a Transat. Temos trabalhado muitas horas nele para ver tudo o que está bem e mal e calcular alguns incidentes que possam ocorrer.”
De qualquer forma, diz Renato, “por mais que trabalhemos, o barco continuará a ter sempre trabalho, ou seja, há sempre mais e mais coisas que se podem fazer.”
Os Estaleiros Delmar Conde já acompanham Francisco desde que este cumpriu a primeira Transat. “Desde aí ficámos do lado dele como parceiros e assim nos mantemos”, conclui Renato Conde.
Entretanto, na próxima quinta-feira, o veleiro faz a sua experiência de mar de forma a testar a performance, a velocidade o equilíbrio para ver se são necessárias mais alterações.
Também a regata Transgascogne que Francisco Lobato cumpre antes da Transat, servirá de importante teste ao comportamento do veleiro durante a solitária travessia do Atlântico.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta