Recuperação da Marina do Parque das Nações

0

 De acordo com a noticia no site da Parque Expo, a sociedade Marina do Parque das Nações, em Lisboa, mandou elaborar um projecto de recuperação da Marina no que diz respeito a obras civis e comportas, equipamento flutuante e dragagem, anunciou a empresa.
Após este estudo, para o qual foi dado um prazo de quatro meses, segue-se a fase de concurso para a adjudicação das obras.O projecto de recuperação compreende o fecho da baía sul, reorientação dos molhes de entrada, comportas de fecho e respectivo equipamento de movimentação e controlo, e lay-out e equipamento flutuante. A sociedade Marina do Parque das Nações S.A. tem como principais accionista o BCP, a Agrupación Guinovart e a Parque EXPO., na sequência de um acordo de credores estabelecido, no Verão de 2003, no âmbito do Processo Especial de Recuperação da Empresa, que correu os seus termos no Tribunal do Comércio de Lisboa.
Perante esta novidade a Associação Náutica da Marina do Parque das Nações emitiu a seguinte Nota da Direcção:
“Muito embora não seja uma notícia que nos permita desde já engalanar as embarcações para o tão ansiado regresso, não deixa de ser uma boa notícia, ainda que aponte para mais um estudo…a adicionar aos muitos já efectuados. Efectivamente, depois de cerca de 14 meses de completa apatia das entidades com responsabilidade no local……. Mais uma vez, as afirmações vêm a público sem estarem devidamente suportadas num planeamento, que permita anunciar a data em que a marina voltará a funcionar. Verdade seja dita que não se trata aqui de um problema apenas da Sociedade Marina do Parque das Nações, mas de uma constante das entidades em Portugal, que anunciam estudos e projectos sem associarem aos mesmos um objectivo temporal.
Em nosso entender, e como já foi referido anteriormente pela ANMPN só fará sentido a realização da WaterfrontExpo 2007 na zona do Parque das Nações se a marina estiver em completo funcionamento. Os eventos anteriores das WaterfrontExpo tiveram lugar em datas que vão desde o final de Setembro até meados de Outubro. Admitindo que a edição da Waterfrontexpo 2007 venha a ter lugar em Outubro, tal significa que a marina terá como limite para abertura o mês de Setembro de 2007, ou seja, daqui por 17 meses. Como a MPN já referiu que a obra de recuperação terá uma duração aproximada de 10 meses, se somarmos os 4 meses do novo estudo, estaremos apenas com uma folga de três meses para concursos, adjudicações e licenciamentos. A conclusão a que chegamos é que, terá de existir um adequado empenhamento e envolvimento do Governo, da Câmara Municipal de Lisboa e da Parque Expo, de modo a que, em adequada articulação com a Sociedade MPN, seja possível assegurar que a marina possa entrar em funcionamento até Setembro do próximo ano. Seria a forma de devolver a dignidade àquele local, um dos ex-libris da Expo’98 em completo e intolerável abandono há cerca de quatro anos, e de aproveitar para projectar novamente Portugal além fronteiras através da realização de mais um grande evento”.

Fonte: ANMPN

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta