INDÚSTRIA: Barcos à vela em maioria – No arquipélago Finlandês Turku

0

Pela primeira vez, o arquipélago Finlandês Turku, tem mais barcos á vela do que barcos a motor nas suas águas. Oficiais da indústria marítima local, em declarações no passado fim-de-semana durante a Turku Boat Fair, confirmaram que esta mudança na escolha das embarcações deve-se primariamente a subida dos preços do petróleo e uma mudança na cultura de navegar nesta área.
“ A razão para a redução de barcos a motor é devido ao crescimento do petróleo e do gasóleo em particular, ambos afectados pelas taxas,” disse o director executivo Ben Fagerström of Marino Oy a Helsingin Sanomat. “ O preço de combustível costumava ser 80 cêntimos por litro, quando este Verão tivemos que pagar o dobro.”
Fagerström disse que o mau tempo do Verão passado pode também ter afectado a indústria dos barcos a motor, acrescentando que os hábitos culturais dos navegadores Finlandeses têm se vindo a modificar.
Têm se feito mais navegações pequenas durante o dia do que cruzeiros mais longos. Fagerström adicionou que a incerteza económica provocou alguns construtores de barcos a motor a produzir menos e em alguns casos a fechar as suas instalações.
“Só construímos barcos por encomenda e até agora não temos sinais nenhuns de abrandamento em relação ao ano passado,” disse ele. “ Mas por sua vez, a situação só poderá ser avaliada daqui a seis meses.”
Iiro Kinnanen, director de marketing e vendas da Helmarin, agência corretora de iates, afirmou que o número de barcos a motor para venda é proporcionalmente mais elevada do que barcos á vela, sugerindo que mais pessoas tenham adquirido barcos á vela. “Mesmo assim, os preços dos barcos novos ainda não caíram,” disse ele. “No lado da vela, o preço do combustível obviamente não teve o mesmo efeito do que nos motores. Barcos á vela passaram a ser uma moda, um estilo de vida.”
Os oficiais da feira lançaram os resultados anuais de um questionário feito para eleger as melhores marinas da Finlândia. De 140 marinas que receberam votos, as primeiras três foram Eastern Harbour de Hanko, Airisto Strand e Turku’s Aurajoki.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta