Uma tonelada de resíduos, entre os quais muitas embalagens, foram recolhidas do fundo do mar por cerca de cem mergulhadores que, no dia 18 de Outubro de 2008, se juntaram à Sociedade Ponto Verde (SPV) e à empresa de mergulho Divetek para um mergulho colectivo nas águas do Parque Marinho Luís Saldanha (junto a Sesimbra), assinalando assim o arranque oficial a nível nacional do ProjectMar. O objectivo deste projecto é limpar, através de diversas acções de mergulho em todo o País, o fundo do mar removendo resíduos depositados indevidamente e encaminhá-los para reciclagem e/ou valorização através da SPV.
«As sessões de mergulho no primeiro dia do ProjectMar resultaram na recolha de cerca de uma tonelada de resíduos diversos, entre os quais 300 kg de pneus, 241,9 kg de metal, 87,9 kg de embalagens de plástico, 29,1 kg de embalagens de vidro e 329,3 kg de lixo indiferenciado», contabilizou Gabriel Neves, da empresa Divetek.
Os resíduos resgatados do fundo do mar foram depositados num ecoponto disponibilizado no local pela empresa Amarsul – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos e os restantes transportados pela Câmara Municipal de Sesimbra. A SPV, enquanto entidade gestora do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE), assegurará o devido encaminhamento para reciclagem das embalagens de vidro, plástico, metal e madeira que foram recolhidas nesta acção de mergulho desenvolvida no âmbito do ProjectMar. Os resíduos de outros fluxos de resíduos serão também encaminhados para serem valorizados.