A FIN (Fédération des Industries Nautiques) sempre defendeu a necessidade de um salão náutico parisiense para a sua indústria. Num contexto económico e político complexo, mais do que nunca, o setor precisa de uma montra na Île-de-France para demonstrar a sua capacidade de resiliência e inovação.
1. “Paris Nautic Show”, o novo salão náutico parisiense, decorrerá de quarta-feira, 26 de novembro, a domingo, 30 de novembro de 2025
Um evento inédito no Parc des Expositions du Bourget será realizado pela primeira vez no final de novembro de 2025. Desejado pelos profissionais do setor, a FIN mobilizou-se para responder às diversas expectativas da sua indústria, através da sua filial M2O, empresa de eventos que já demonstrou o seu valor ao renovar o International Multihull Show, cuja próxima edição, de 23 a 27 de abril de 2025, promete ser recordista.
Todos os setores da náutica de recreio estarão representados neste evento internacional, que reunirá, em dois pavilhões (40 000 m²), cerca de 350 expositores e entre 300 e 400 embarcações.
A duração, reduzida em comparação com as edições anteriores do salão náutico de Paris, e a data foram escolhidas pelos profissionais para se integrarem no calendário internacional.
Uma abordagem centrada no evento e na sustentabilidade
Foi constituída uma equipa para atender às diferentes exigências e ambições do Paris Nautic Show. Jean-Paul Chapeleau assume a presidência, Christophe Vieux é o Diretor-Geral, Caroline Popovici ocupa o cargo de Comissária-Geral Adjunta e Diretora de Operações, enquanto Guillaume Verbrugghe é Comissário-Geral Adjunto e Diretor Comercial.
Juntos, comprometem-se a oferecer um salão dinâmico, com experiências, encontros e animações. O Paris Nautic Show dará especial destaque às competições de vela oceânica e à transição ambiental em todas as suas vertentes. A nova identidade do evento também foi revelada, através de um cartaz e de um novo logótipo. A comercialização foi oficialmente lançada durante esta Assembleia Geral.
“Sempre apoiámos a necessidade de um grande evento anual na região parisiense. O Parc des Expositions du Bourget oferece um cenário à altura: um local internacional, modular e concebido para acolher estas grandes feiras temporárias. O Paris Nautic Show será construído com e para o setor, permitindo-lhe crescer, inovar e destacar-se”, afirma Jean-Paul Chapeleau.
2. Apresentação dos números-chave da edição de 2025, com base na temporada 2023-2024
A FIN aproveitou a sua Assembleia Geral para apresentar, pela primeira vez, os seus números-chave já em março. Após um ano excecional em 2022-2023, as vendas de barcos novos registaram um declínio, com uma queda particularmente acentuada nos barcos a motor com menos de 9 metros, que representam quase metade das unidades vendidas.
No entanto, a náutica de recreio continua a demonstrar forte atratividade, como comprova a estabilidade das vendas de embarcações em segunda mão ao longo dos últimos 20 anos e o aumento do número de licenças náuticas emitidas anualmente.