O Grupo Azimut|Benetti e o SEA Index® anunciaram um acordo histórico para reduzir as emissões de carbono na indústria náutica.
Como parte do acordo, a Superyacht Eco Association apoiará o Grupo Azimut|Benetti na adoção da sua ferramenta de referência, o SEA Index CO₂ Emissions Rating, para iates com mais de 24 metros. Esta ferramenta será implementada pela equipa de Investigação e Desenvolvimento (I&D) do Grupo Azimut|Benetti como um instrumento de eco-design para melhorar a sustentabilidade da sua frota.
Aplicável tanto a iates totalmente personalizados como semi-personalizados com mais de 24 metros, o SEA Index CO₂ Emissions Rating fornece dados precisos, imparciais e verificados por terceiros sobre as emissões. Para além de permitir aos proprietários avaliarem a intensidade energética das suas embarcações, o SEA Index pode ser integrado na fase de conceção de novos iates, promovendo um design e construção mais ecológicos.
“Estamos entusiasmados por colaborar com o SEA Index para reforçar o nosso compromisso com o design sustentável de iates, validando os objetivos de emissões das nossas embarcações através do rigoroso quadro do SEA Index. Atingidos graças à arquitetura naval avançada e às mais recentes tecnologias, estes objetivos refletem a nossa dedicação à inovação e à responsabilidade ambiental. Além disso, acreditamos que esta colaboração incentivará uma maior transparência na partilha de dados, promovendo uma abordagem mais consciente entre os intervenientes da indústria e os proprietários de iates“, afirma Alessandro Rossi, Chief Product Officer do Grupo Azimut|Benetti.
Esta iniciativa marca um novo capítulo na parceria entre o Grupo Azimut|Benetti e o SEA Index, após o anúncio, em 2023, da futura adoção do Índice de Emissões de Carbono para iates com menos de 24 metros, desenvolvido pela Lloyd’s Register sob a liderança do Grupo Azimut|Benetti. Esta fórmula inovadora foi concebida para avaliar e classificar com precisão a pegada de carbono dos iates com menos de 24 metros, que representam a categoria mais comum nos nossos mares.
“Estamos muito satisfeitos por colaborar com o Grupo Azimut|Benetti nesta iniciativa tão importante. É encorajador ver líderes da indústria a adotarem a ferramenta SEA Index CO₂ Emissions Rating para priorizar a sustentabilidade desde a fase inicial do projeto. Da mesma forma, aguardamos com expetativa a integração da fórmula da Azimut para medir as emissões de carbono de iates com menos de 24 metros no ecossistema SEA Index. Juntos, podemos impulsionar mudanças significativas na indústria e capacitar os intervenientes do setor náutico a abraçar um futuro mais sustentável“, comenta Natalie Quevert, Project Lead do SEA Index.