Seis meses após o início da construção do seu primeiro superiate, a Sirena fez progressos rápidos rumo à entrega do Sirena 42M. As primeiras secções do casco deste iate de 42 metros, construído em aço, já foram soldadas e aguardam montagem na unidade de superiates em Altınova Yalova, perto de Bursa, na Turquia.
Quando a construção estiver concluída, o iate contará com quatro cabines para hóspedes e uma sumptuosa suíte principal, cuja localização pode ser ajustada conforme o desejo do cliente. Embora todas as cabines sejam elegantemente concebidas e equipadas com casa de banho privativa, a verdadeira joia é a suíte do proprietário. Esta revela todo o seu esplendor quando posicionada na proa, proporcionando acesso a um terraço privado e recôndito, embutido no convés dianteiro. Com um jacuzzi, vistas discretas e uma abundância de vegetação, este espaço torna-se um oásis de tranquilidade, enriquecido por uma escada sinuosa que ecoa as curvas do interior.
“Com uma proa reta, baluartes elevados e uma curva suave na linha de cintura, o Sirena 42M será um iate que atrai olhares instantaneamente,” afirma Cagin Genc, CEO da Sirena Yachts.
O Sirena 42M foi concebido por Luca Vallebona (layouts exteriores e interiores) e pela Hot Lab (design de interiores), parte do The Viken Group, enquanto a arquitetura naval ficou a cargo da Van Oossanen. A superestrutura do iate será construída em alumínio leve, e o trabalho de engenharia ainda está em curso. Paralelamente, os preparativos para a fase de acabamento estão a decorrer em sintonia, garantindo espaços contínuos e geometrias fluidas. Um dos grandes trunfos deste iate é conseguir aliar um elevado grau de personalização no estilo e configuração interiores a um processo de construção padronizado, agilizando a entrega.
A flexibilidade estende-se também às áreas sociais do iate. Uma opção de espaço de convívio alargado complementa o acolhedor salão de popa, com uma área versátil que pode ser utilizada como sala de jogos ou estúdio, por exemplo. Mais à frente, existe ainda a possibilidade de criar uma zona totalmente dedicada a refeições. Juntamente com a piscina no convés de popa, as amuradas rebatíveis que o ampliam, o clube de praia e o flybridge aberto, este iate foi claramente concebido para atrair uma nova geração de proprietários – ativa e curiosa.
Atualmente, mais de 30 pessoas estão envolvidas na construção do iate, garantindo um ritmo acelerado.
“Devido à complexidade do projeto, decidimos contratar um inspetor externo para monitorizar o progresso e controlar a qualidade – para além da Sociedade de Classificação,” acrescenta Genc.
O Sirena 42M está a ser construído por iniciativa da Sirena e tem entrega prevista para 2026. O projeto está atualmente à venda através da Northrop & Johnson, com um preço de €23,95 milhões.
Fotos: Emre Boyoglu