O Porto de Lisboa é o primeiro porto nacional a instalar uma turbina eólica urbana. Uma colaboração entre a APL – Administração do Porto de Lisboa e da startup tecnológica Windcredible, que marca um novo passo no compromisso da APL com a inovação e a sustentabilidade ambiental, no caminho da sua política de sustentabilidade, que procura integrar soluções inovadoras e sustentáveis para beneficiar a comunidade e o ambiente, na região de Lisboa.
Segundo Presidente do Conselho de Administração, Carlos Correia «Apoiámos o projeto desde a primeira hora, por considerá-lo promissor e com grande mérito na inovação sustentável urbana, e esse apoio do Porto de Lisboa revelou-se certeiro de imediato, quando a Windcredible foi distinguida com o prémio de Melhor Desempenho, no desafio Road 2 WebSummit 2022.»
Esta turbina foi instalada na Torre VTS do Porto de Lisboa, em Algés, e é parte de um projeto-piloto que visa avaliar a viabilidade do uso de turbinas eólicas em áreas urbanas e portuárias, com potencial de replicação tanto em Lisboa como noutras localidades ou portos. Trata-se do modelo “Urban”, que tem uma capacidade de geração de até 1 kW, com a capacidade de garantir entre 30% e 60% das necessidades anuais de eletricidade uma habitação de média dimensão.
Esta fase piloto vai servir para a Windcredible ajustar e otimizar os componentes e o design da turbina eólica, de modo a garantir que seja economicamente viável e tecnicamente adequada para o ambiente urbano e empresarial. Após o período de testes, será iniciada a produção e comercialização das turbinas,
Este projeto representa, assim, um avanço significativo para a sustentabilidade urbana e reforça o compromisso do Porto de Lisboa e da Windcredible em trazer inovação e valor à comunidade local e ao ambiente.